GeralParanáSaúde

Novo dia “D” de vacinação contra o Sarampo acontece neste dia 30

O novo dia “D” focará na vacinação de pessoas com idades entre 20 a 29 anos.

Por Andirá Virtual

Neste dia 30 de novembro, os postos de saúde municipal estarão mobilizados para um novo dia D de vacinação contra o sarampo. O último informe do sarampo na regional de saúde de Cornélio Procópio, informou que foram vacinadas apenas 31% de crianças de 6 a 11 meses, 4,4% de adultos de 20 a 29 anos e 5,2% de adultos de 30 a 49 anos.

Este novo dia D, terá o foco na vacinação de adultos de 20 a 29 anos. Segundo informações, a escolha desta faixa etária foi devido a maior incidência da doença nessas idades.

Além disso, durante a vacinação do sarampo, a secretaria de saúde estará disponibilizando os testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis.

Quais são os sintomas do sarampo?

  • febre acompanhada de tosse;
  • irritação nos olhos;
  • nariz escorrendo ou entupido;
  • mal-estar intenso;

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Se tiver qualquer um destes sintomas, procurar um médico o mais rápido possível.

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *