AndiráCidades

Reunião do IBGE dá início ao censo demográfico 2020 em Andirá

Por Wilson Barbosa – GAZETA 369

Na tarde desta terça-feira, aconteceu na prefeitura municipal de Andirá a Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020, no município. A reunião foi coordenada por Faustino Daniel da Silva Neto, chefe do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) da regional de Santo Antônio da Platina.

Membros do conselho explica o processo do recenseamento do Censo 2020 (Foto: GAZETA 369)

Participaram da reunião uma comissão formada por representantes da prefeitura de Andirá, entre eles, secretários; um membro da câmara municipal (vereador Gilmar Leonardo) e a participação de um membro da imprensa local (Jornal gazeta 369), cuja função será auxiliar no planejamento, para que o censo ocorra da melhor maneira possível, visto que cada município possui uma característica diferente, no sentido da coleta do censo, que será realizado no ano de 2020.

O censo é realizado a cada dez anos em todo o país (cerca de 5.500 municípios) e é de suma importância aos municípios, pois é através dele que o governo federal define os repasses de verbas para cada cidade, através do Fundo de Participação dos Municípios, com base na sua população local. Durante os últimos 10 anos, o repasse ao município de Andirá girou em torno de 7 milhões/ano, valor este que varia de acordo com a quantidade da população de cada município. Segundo a estatística do Censo, Andirá tem hoje cerca de 20.031 mil habitantes.

Faustino explica como vai ser o processo de contratação, o processo do recenseamento e a importância do Censo 2020 (Foto: GAZETA 369)

Haverá um concurso público para a contratação de cerca de vinte 25 recenseadores e três supervisores para a coleta do Censo que acontecerá entre agosto a outubro de 2020.

Faustino explica como vai ser o processo de contratação, o processo do recenseamento e a importância do Censo 2020:

Wilson Barbosa

Jornalista e professor de Língua Portuguesa, formado pela UENP (FAFIJA); Twitter: @wilsonbarbosa66

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *