EleiçõesEstadualGeral

Cartórios eleitorais sofrem com queda no sistema para regularizar ou tirar o título de eleitor

Prazo para tirar o título termina nesta quarta (4)

Por Wilson Barbosa – GAZETA 369

Com as Eleições Gerais de 2022 que acontecerão no dia 2 de outubro e, nos locais em que houver segundo turno, no dia 30 de outubro, cartórios eleitorais vem sofrendo com quedas constantes no sistema para tirar ou regularizar o título de eleitor.

Há relatos de que o sistema vem tendo várias quedas nos últimos dias, devido a alta procura dos eleitores que necessitam tirar ou regularizar o título, tanto on line quanto presencial. A média de espera para a volta do sistema tem sido entre 1h a 2h, o que deixou muitos eleitores descontentes.

Enquanto o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vem pregando e propagando que o sistema é seguro, infalível e confiável, os resultados não têm sido o mesmo. O sistema sobrecarregado cai e vem causando a desistência de muitos que querem estar em dia com a justiça eleitoral.

Em Andirá, a 57ª Zona Eleitoral, da Justiça Eleitoral do Estado do Paraná também enfrentou (e ainda enfrenta) lentidão e apagões no sistema, deixando os eleitores esperando por horas. “Cobra-se de um lado para que o cidadão esteja em dia com a justiça eleitoral, mas deixam a desejar”, relatou um cidadão indignado.

57ª Zona Eleitoral, da Justiça Eleitoral do Estado do Paraná (Foto: GAZETA 369)

O prazo para tirar o título de eleitor e outros serviços, como a regularização, transferência do município de domicílio eleitoral, a mudança de local de votação e a retificação de dados pessoais, como a inclusão do nome social, termina nesta quarta-feira (4).

De acordo com a legislação, o registro de eleitoras e eleitores, a transferência de domicílio eleitoral e a revisão são encerrados 150 dias antes do pleito para que a Justiça Eleitoral possa organizar a votação em todo o país.

Justiça Eleitoral ampliou o serviço do Título Net para que o cidadão possa receber atendimento sem sair de casa, mas também está tendo problemas.

O voto é obrigatório para brasileiras e brasileiros entre 18 e 69 anos e facultativo para pessoas analfabetas e jovens com 16 e 17 anos.

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *