Arqueólogo britânico ministra palestras no colégio ECEL Positivo
Por ser uma Escola Bilíngue e os alunos serem contemplados com ensino de língua estrangeira desde a Educação Infantil, a apresentação das palestras e os diálogos com os alunos foram na língua do convidado
Por Tiago Dedoné / Assessoria de Comunicação
O Arqueólogo britânico, Terence Peter Andrew Newman, está em Bandeirantes para ministrar uma série de palestras relatando suas experiências de vida e profissionais em diversos países, como Egito, Bélgica, Alemanha, entre outros, ministrando conferências e atuando nas descobertas de materiais históricos. Os debates estão concentrados aos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, do Colégio ECEL Positivo. Recepcionado pelos amigos pessoais e proprietários do Colégio, Dr. José Carlos Dias Neto e Professora Suely Aparecida Guerra Dias, o cientista inglês – que também é Sargento detetive da Metropolitan Police United Kingdom – aceitou o convite para socializar seus conhecimentos, trazendo informações sobre a carreira e relatando curiosidades da profissão. Uma importante experiência proporcionada pela instituição aos seus alunos.
Mas não foi só neste norte que os debates permearam. Pelo fato de ser um pesquisador estrangeiro, os alunos questionaram sobre vários outros temas, de uma forma bem dinâmica. O mais interessante: tudo em inglês. Por ser um Colégio Bilíngue, os alunos do Colégio ECEL Positivo estudam com alta carga horária em línguas desde a Educação Infantil e integram o Positivo English Solution – PES, programa de parceria com a Universidade de Cambridge, da Inglaterra. Isso facilitou o entendimento e a dinâmica dialógica. Os alunos – dos mais pequenos do Fundamental, aos maiores já do Ensino Médio, dialogaram com o convidado em Inglês -. O bate papo ajudou a treinar a prática da língua. Muito alunos já são bastante fluentes.
Todos os bate papos com a turmas foram intermediadas pela Professora Mestre Natália de Sousa Martins, responsável pelo PES no Colégio, que auxiliava muitos alunos que ainda estão em processo de formação, no entendimento dos discursos. Ela ressaltou a importância desta inter-relação: ” É de suma importância na aprendizagem de uma língua estrangeira o contato com um nativo. A visita do Terry à nossa escola além de permitir essa interatividade, possibilitou um maior envolvimento e motivação dos alunos, tornando, assim, o aprendizado da língua inglesa mais significativo”.
Os alunos, aprovaram: “A palestra foi muito legal. Ele é uma pessoa muito capacitada. Foi uma experiência que a maioria nunca teve, que é a de ter um contato direto com uma pessoa de outro país, ainda mais falando sobre a profissião dele. Garanto que muitos agora querem fazer arqueologia”, destacou Ana Beatriz Aron Jussiani, aluna do 3º ano do Ensino Médio. Da mesma turma, Murilo Leite Toleto também expressou satisfação com o debate: “A palestra de hoje, feita pelo Terry foi sem dúvida uma das melhores palestras que já assisti. Ele é britânico, então além de aprendermos sobre arqueologia (a qual é uma profissão fascinante), aprendemos, também, sobre a Inglaterra e sua vida. As perguntas e respostas em inglês foi muito interessante”, disse.