AMUNORPI se mobiliza sobre Projetos de “Extinção das Cidades”
Por Blog do Marcos Júnior
Representantes da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) estiveram reunidos nesta quarta-feira, 20, em Curitiba para debater sobre a Proposta de extinguir os municípios com menos de 5 mil habitantes. A situação iria afetar diretamente a região.
O Presidente da AMUNORPI e Prefeito de Pinhalão Sérgio Inácio Rodrigues ressalta que a proposta iria atingir seis municípios do Norte Pioneiro. “O projeto iria fazer com que os municípios de Barra do Jacaré, Conselheiro Mairinck, Guapirama, Japira, Jaboti e Jundiaí do Sul fossem incorporados a outros municípios maiores”, enfatiza Sérgio Inácio.
De acordo com os primeiros levantamentos, a PEC do Pacto Federativo obrigará que 1.254 municípios brasileiros sejam incorporados por seus vizinhos. Isso representa 22,5 % de todos os municípios do país. No Paraná, 64 cidades sofrem risco de serem extintas, se considerar as duas condições previstas na proposta.
A reunião contou com representantes da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). O Prefeito de Santana do Itararé Joás Michetti também participou da reunião. “Esta PEC está ganhando força no Senado. Precisamos apoiar para que esta situação possa ser contornada”, explica.