Terceiro caso de Covid-19 é registrado em Andirá
Por GZETA 369
Na manhã desta quarta-feira (20), a prefeitura de Andirá anunciou terceiro caso confirmado de coronavírus no município. A paciente diagnosticada é do Bairro Timburi.
Em pronunciamento em sua rede social, a prefeita Ione Alves Abib e a secretária de saúde lamentaram mais um caso de Covid-19 registrado em Andirá, alertando para os cuidados com a prevenção da doença na cidade. Já é o segundo caso constadado em moradores do Bairro Timburi.
Apesar das normas estabelecidas pela Secretaria da Saúde, como o uso de máscaras, álcool gel e distanciamento, parte da população não tem colaborado, segundo informou a prefeita Ione. “O vírus está em nossa cidade e temos que nos cuidar; já estamos monitorando todos os que estiveram em contato com os pacientes diagnosticados, mas os munícipes têm que fazer a sua parte”, lembrou a prefeita.
A mensagem à população também foi passada através de uma entrevista ao Jornal Timburi Notícias, na rádio Timburi FM, na qual a prefeita alertou àqueles que estão insistindo em fazer festas ou reuniões entre amigos e familiares, contrariando as medidas de prevenção, o que aumenta o risco. “Tenham paciência e deixem para festar depois”.
Outro detalhe abordado foi a questão do recebimento dos agentes de saúde, os quais estão visitando as casas de familiares que tiveram contato com os pacientes, visto que muitos não tratam bem os agentes que estão apenas preocupados com a saúde dos andiraenses. “O que pedimos é a compreensão dos moradores para que recebam os profissionais da saúde com educação e aceitem ficar no isolamento, até que seja descartado qualquer possibilidade de infecção. Ninguém está contente com este acontecimento, mas precisamos da colaboração de todos”, finalizou a prefeita Ione.
A mensagem da prefeita e da Secretaria da Saúde foi para que todos evitem sair de casa sem necessidade, fazer apenas o que for essencial, a fim de que se possa contornar o contágio da doença. “Pedimos também para que evitem trazer parentes de fora, que não se faça o cumprimento, nem que seja de forma diferente, pois infelizmente muitos ainda estão brincando e não estão levando a sério a gravidade do problema”, continuou Ione.
O cuidado redobrado com os idosos foi tema também da discussão, citando o Bairro Timburi, onde há um grande número de pessoas idosas e o cuidado tem que ser redobrado, principalmente aos que já tem problemas de saúde. “Dos outros dois casos, um já se recuperou; o outro paciente do Timburi, um senhor de 82 anos, está em recuperação, graças a Deus, mas é preciso se cuidar”.
Procurem a Saúde
Um recado sério aos que tiverem suspeita do Covid-19 é que não devem ficar com vergonha de falar que estão com sintomas, devendo procurar imediatamente a Secretaria de Saúde. Ione também lembrou do risco que os profissionais de saúde vêm enfrentando, pois são os primeiros a se arriscar e alguns já foram isolados para verificar a saúde deles, incluindo motoristas que realizam o transporte dos pacientes.
Veja na íntegra a Live AQUI