Café Filosófico promove debates e amplia consciência crítica durante aulas de filosofia no Colégio ECEL
Por Tiago Dedoné – Da Assessoria
Momentos de integração, de debates e de questionamentos. Assim foram os momentos vivenciados pelos estudantes do Ensino Médio do Colégio ECEL, em Bandeirantes, durante o projeto “Café Filosófico”, uma atividade desenvolvida na disciplina de Filosofia, sob a orientação do Professor Felipe Sandoval. A ação pedagógica trouxe uma mobilização incrível e promoveu consciência crítica.
Vários assuntos que serão aprofundados no decorrer do ano letivo, por meio de leituras, dinâmicas, foram abordados, instigando os alunos a dialogarem, além de debaterem sobre a importância de imaginar, de pensar e de criar hipóteses. O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 1º e 3º ano. No primeiro ano, segundo o Professor, os alunos debateram o dever à permanência das essências, a partir das abordagens de filósofos como Heráclito e Parmênides.
Já no terceiro ano, os debates permearam sobre os principais obstáculos para o desenvolvimento social e econômico no Brasil, trazendo proposta de intervenção. Os debates foram regados a um delicioso café, com bolos, pão de queijo, e outras guloseimas. Uma experiência pedagógica bastante atrativa, com resultados muito importantes. Além promover a integração, o Café Filosófico serviu para que os alunos compreendessem o sentido da Filosofia, em que intenção, principalmente, é estimulá-los a desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de pensar, questionar, refletir.