AndiráCidadesEmpreendedor

Associação Comercial de Andirá pede a reabertura do comércio

Por GAZETA 369*

Em Carta aberta à prefeita municipal Ione Elisabeth Alves Abib e aos vereadores, na manhã desta sexta-feira (27), a Associação Comercial e Empresarial de Andirá (ACEAD) pede a reabertura do comércio a partir da próxima segunda-feira (30), tendo em vista os impactos negativos que a medida vem causando na economia do município.

A decisão do pedido foi tomada após reunião com a diretoria da ACEAD, que tem recebido inúmeras cobranças dos comerciantes, os quais estão preocupados com a situação econômica do município, mas que em nenhum momento deixarão de cumprir as exigências sanitárias para a precaução com o COVID-19.

O pedido solicita a revogação imediata dos Decretos n º 8.819, de 20 de março de 2020; e Decreto N º 8.821, de 23 de março de 2020, que determinaram o fechamento de grande parte do comércio da cidade, restringindo a atividade comercial no município, tendo em vista a prevenção do COVID-19 e com a edição de novo decreto impondo restrição sanitárias para o funcionamento.

A ACEAD afirma que tem total ciência da gravidade do COVID-19 para com a saúde da população de Andirá e não despreza a preocupação com a saúde dos munícipes, e como representante da classe econômica tem reunido esforços para amenizar a preocupação dos comerciantes e empresários do município.

A Carta relata ainda que a ACEAD está solidária a todas as iniciativas tomadas pelo governo municipal, mas se mostra preocupada com as consequências econômicas de ordem irreversível que o fechamento prolongado dos comércios pode gerar na economia local e na manutenção de empregos.

Não se esquecendo dos cuidados com a prevenção ao COVID-19, a Carta requer também que se oriente os cuidados necessários aos grupos de risco, a fim de que possam se prevenir quanto a possível contaminações.

Foto: Divulgação – Site ACEAD

 

Finalizando, a ACEAD requer também que os vencimentos dos tributos municipais, que recaem sobre os empresários, sejam prorrogados.

A prefeita Ione Abib esteve presente na reunião, ouviu as reivindicações dos representantes do comércio e ficou de analisar a proposta e dar uma resposta a ACEAD.

 

Confira a Carta aberta à prefeita e aos vereadores na íntegra:

 

Carta aberta à Senhora Prefeita e Vereadores do Município de Andirá/PR, subscrita pelas seguintes pessoas: Murilo Ferrari de Souza (Presidente da ACEAD); Margareth de L. P. Ferreira; Paulo Sérgio da Silva; Irineu Pellozo; Cleodemir Silva; Maria Nilva O. Bernardelli; Sônia Maria O. Ferreira; e Sebastiana de Jesus Ribeiro Dalossi (Diretores da ACEAD),

 

Referente a revogação imediata dos decretos DECRETO N º 8.819, DE 20 DE MARÇO DE 2020 e DECRETO N º 8.821, DE 23 DE MARÇO DE 2020 que determinaram o fechamento de grande parte do comércio andiraense, restringindo a atividade comercial no município, como medida de prevenção do COVID-19 e com a edição de novo decreto impondo restrição sanitárias para o funcionamento.

 

Andirá/PR, 26 de março de 2020.

 

Senhora Prefeita e Senhores Vereadores.

 

Considerando a gravidade do COVID-19 para a saúde da população andiraense e não desprezando a preocupação de todos os munícipes, a ACEAD como representante da classe econômica tem reunido esforços para amenizar a preocupação de todos os nossos comerciantes e empresários do nosso Município de Andirá;

Considerando que a ACEAD está solidária a todas as iniciativas tomadas pelo governo municipal;

Considerando os decretos DECRETO N º 8.819, DE 20 DE MARÇO DE 2020 e DECRETO N º 8.821, DE 23 DE MARÇO DE 2020 que determinaram o fechamento de grande parte do comércio andiraense, restringindo a atividade comercial no município, como medida de prevenção do COVID-19 até o dia 31 de março de 2020;

Considerando as consequências econômicas de ordem irreversível que o fechamento prolongado dos comércios pode gerar na economia local e na manutenção de empregos;

Considerando a preocupação da ACEAD com a saúde física e mental da população andiraense, solidários aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus:

Requerem a Sra. Prefeita e aos Senhores Vereadores a revogação dos decretos com a volta do funcionamento do comércio a partir de segunda feira dia 30 de março de 2020, com as devidas restrições sanitárias e serem determinadas por novo decreto, no sentido de prevenção da saúde pública no município de Andirá, com a intensificação de práticas sanitárias com mais rigor nos estabelecimentos comerciais, para prevenção de qualquer agente patológico, bem como com maior fiscalização.

Requerem, ainda, que oriente os cuidados necessários aos grupos de risco, para que possam se prevenirem quanto a possível contaminações.

Requerem, também, a prorrogação dos vencimentos dos tributos municipais que recaem sobre os empresários.

 

Murilo Ferrari de Souza

Margareth de L. P. Ferreira

Paulo Sérgio da Silva

Irineu Pellozo

Cleodemir Silva

Maria Nilva O. Bernardelli

Sônia Maria O. Ferreira

Sebastiana de Jesus Ribeiro Dalossi

A união e mobilização de diversos empresários da cidade de Andirá, em conjunto com a ACEAD.

*Fonte: ACEAD

Leia também

 

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *