Cambará tem primeiro caso de COVID-19
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
Na tarde de quinta-feira (14), o prefeito de Cambará José Salim Haggi Neto anunciou o primeiro caso de Coronavirus em Cambará. A notícia foi divulgada via rede social, diretamente do gabinete do prefeito, com a presença da Secretaria Municipal da Saúde.
O prefeito Neto Haggi, estava acompanhado do secretário da Saúde, Francisco Peres, e a enfermeira Carolina Bittencourt, os quais deram detalhes sobre a situação da paciente acometida com o coronavírus.
Trata-se de uma senhora que esteve fora do estado e, ao retornar a Cambará, apresentou os sintomas e procurou a Secretaria da Saúde. Trata-se de um caso importado. A paciente fez o teste rápido e posteriormente foi confirmado pelo Lacen.
O secretário de saúde, Francisco Peres, informou que a Secretaria Municipal da Saúde vem tomando todos os cuidados necessários, mas é preciso que a população colabore e siga as normas estabelecidas para a prevenção do COVID-19. Informou também que todos os familiares que tiveram contato com a paciente seguem em isolamento e observação. Um segundo paciente, que veio de Ourinhos, estaria aguardando o resultado do Lacem, o que pode ser o segundo caso de Cambará
A notícia da chegada do Covid-19 vem junto com determinação da Justiça da Comarca de Cambará fechar o comércio, considerado não essencial, alegando despreparo do governo municipal em relação ao Covid-19.
A prefeitura de cambará emitiu um comunicado alertando a população sobre a decisão oficial da justiça, sobre a suspensas por prazo indeterminado todas as atividades não essenciais do município, podendo atender somente no sistema delivery.
De acordo com a nota, o comércio das atividades essenciais permanece da mesma forma, conforme o decreto nº 2.470 e pede para que a população colabore com as autoridades e respeitem a ordem de fechamento e finaliza orientando as pessoas sobre a importância o uso de máscaras e álcool em gel como medidas de prevenção contra o covid-19.