GeralParanáSaúde

Com mutirões aos finais de semana, Paraná ultrapassa 1,6 milhão de aplicações

Entre as regionais que mais aplicaram doses no fim de semana estiveram Londrina (8.829 doses aplicadas), Região Metropolitana de Curitiba (6.566 doses) e Maringá (6.055 doses).

Por AEN – PR

A aplicação de vacinas não para no Estado. Dando continuidade à campanha de vacinação de domingo a domingo, 152 municípios de 21 regionais de Saúde do Paraná organizaram mutirões e aplicaram 47.873 doses no último fim de semana. O número representa 6% do total de doses aplicadas no Brasil nos dois dias – que, segundo consórcio realizado por veículos da imprensa, totalizaram 809.377 doses aplicadas entre as noites de sexta-feira (9) e domingo (11).

Entre as regionais que mais aplicaram doses no fim de semana estiveram Londrina (8.829 doses aplicadas), Região Metropolitana de Curitiba (6.566 doses) e Maringá (6.055 doses).

Durante o final de semana, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, visitou municípios do Norte e do Noroeste para incentivar a campanha ininterrupta de vacinação. A recomendação atual do Estado é de que não se estoquem as vacinas recebidas para ampliar o percentual de paranaenses já vacinados. Imunizando também aos finais de semana, os municípios ajudam a manter esse fluxo contínuo.

“Nossos vacinadores têm décadas de experiência e temos disponíveis 1.850 salas de vacinação em todo o Paraná. Se tivermos vacina para todos, conseguiremos vacinar de 150 a 200 mil pessoas por dia. Essa é nossa meta”, enfatizou o secretário na visita a São Pedro do Ivaí. “Lutamos contra o tempo, porque quanto mais pessoas vacinadas, mais rápido elas ficam imunizadas e, assim, menos leitos de hospital elas ocupam. Com a imunização, as pessoas têm uma evolução menos grave da doença, o que é importante para poupar vidas. Muitas pessoas criticam a campanha, mas são 47 mil pessoas imunizadas em um final de semana”.

Com mutirões aos finais de semana, Paraná ultrapassa 1,6 milhão de aplicações – Foto: Jonathan Campos/AEN

DOSES RECEBIDAS – No Paraná, 95% dos municípios ultrapassaram a marca de 80% de aplicações da primeira dose das vacinas que receberam, sendo que apenas 21 cidades ainda não atingiram esse índice. Até a tarde desta segunda-feira (12), 1.643.335 doses tinham sido aplicadas no Paraná, com 1.305.029 pessoas vacinadas com a primeira dose e 338.326 que já receberam a dose de reforço. Até o momento, 91% das primeiras doses e 34,3% das segundas doses recebidas e distribuídas pelo Estado já foram aplicadas. Os dados são do Vacinômetro, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde.

As doses aplicadas já chegaram a 12,49% da população total do Paraná, e a 28,1% dos grupos prioritários previstos no plano de vacinação – que estimam cerca de 4,6 milhões de pessoas. A etapa de vacinação atual está aplicando as primeiras doses em pessoas de 65 a 69 anos, quilombolas e profissionais da segurança pública; além de aplicar as segundas doses para quem já completou o intervalo de tempo recomendado.

MUNICÍPIOS – Os 152 municípios que participaram da vacinação neste final de semana foram: Almirante Tamandaré, Alto Paraíso, Alto Paraná, Altônia, Alvorada do Sul, Amaporã, Antonina, Apucarana, Arapoti, Araruna, Araucária, Assaí, Atalaia, Barbosa Ferraz, Bela Vista do Paraíso, Bituruna, Bocaiúva do Sul, Bom Sucesso, Brasilândia do Sul, Califórnia, Cambé, Cambira, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Mourão, Cantagalo, Coronel Vivida, Cianorte, Clevelândia, Colombo, Conselheiro Mairinck, Cornélio Procópio, Cruz Machado, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Iguaçu, Curiúva, Esperança Nova, Farol, Faxinal, Fênix, Fernandes Pinheiro, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guamiranga, Guapirama, Guarapuava, Guaraqueçaba, Icaraima, Imbaú, Ipiranga, Itaipulândia, Itambé, Itapejara D’Oeste, Itaúna do Sul, Ivaí, Jacarezinho, Jandaia do Sul, Japira, Japurã, Jataizinho, Jussara, Lapa, Laranjeiras do Sul, Loanda, Londrina, Luiziana, Lupionópolis, Mandaguaçu, Mandaguari, Manfrinópolis, Marechal Cândido Rondon, Maria Helena, Marialva, Mariluz, Maringá, Marmeleiro, Matelândia, Mauá da Serra, Medianeira, Miraselva, Missal, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Nova Prata do Iguaçu, Ortigueira, Ourizona, Palmas, Palmeira, Palotina, Paraíso do Norte, Paranapoema, Pato Branco, Pérola, Pérola do Oeste, Pinhão, Piraí do Sul, Piraquara, Planaltina do Paraná, Planalto, Ponta Grossa, Porto Rico, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Prudentópolis, Quatro Barras, Quedas do Iguaçu, Ramilândia, Rancho Alegre, Realeza, Renascença, Reserva, Ribeirão Claro, Rio Negro, Rolândia, Salto do Lontra, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Izabel do Oeste, Santa Terezinha do Itaipu, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Triunfo, São Jorge, São Jorge do Ivaí, São Jorge do Oeste, São José dos Pinhais, São Manoel, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, Sarandi, Serranópolis do Iguaçu, Sertaneja, Sertanópolis, Siqueira Campos, Tamarana, Tapejara, Tapira, Telêmaco Borba, Terra Boa, Terra Roxa, Tibagi, Toledo, Tuneiras do Oeste, Umuarama, União da Vitória, Ventania, Verê e Xambrê.

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *