Corinthians vence Liverpool e quebra sequência de jogos sofrendo gols
Nesta quinta-feira (6), no Centenário, em Montevidéu, o Corinthians fez a sua estreia na Libertadores-2023. Enfrentou o Liverpool, tradicional time uruguaio, mas de torcida diminuta. No estádio quase vazio, começou com o pé direito a sua campanha no Grupo E. Afinal, com gols de Balbuena e Róger Guedes (dois) colocou 3 a 0 no placar.
Samúdio se joga para tentar evitar que o corintiano Yuri Alberto leve vantagem para o Corinthians – Dante Fernández/ AFP via Getty Images
Assim, o Corinthians fecha a primeira rodada na liderança, com três pontos. É a mesma pontuação do Argentinos Jr, mas o Timão tem melhor saldo. Liverpool e Independiente del Valle têm zero. Na próxima rodada, o Liverpool visita o Del Vale (18/4) enquanto o Timão recebe o Argentinos Juniors (19/4).
Primeiro tempo
O Corinthians começou bem e, no primeiro minuto, Fauto Vera fez um gol que acabou anulado por impedimento de Giuliano. O Timão dominava. Mas, aos dez, Renato Augusto sentiu o joelho direito após uma dividida. Aos prantos, teve de ser substituído (por Maycon). Sem o seu criador, o Timão perdeu em intensidade e passou a ser pressionado. Assim, em dois lances, quase levou o gol. Na melhor, o atacante Luciano Rodríguez mandou na trave. Mas, com o tempo, o Corinthians se ajustou. Quase marcou aos 39 com Fausto Vera. Mas seu chute parou na ótima defesa de Britos. Aos 42. Fagner cobrou escanteio e Balbuena, de cabeça, colocou o Timão na frente.
Segundo tempo
O Corinthians voltou com Cantillo na vaga de Roni, que estava mal. Foi uma alteração certeira, pois deixou o time paulista mais bem equilibrado. Para melhorar a situação, aos quatro, Fágner avançou pela direita e lançou Róger Gueder. Mesmo bem marcado, o atacante finalizou bem e fez 2 a 0. Este gol matou o Liverpool, que passou a avançar sem muita confiança e falhar na marcação. Aos 22, veio o melhor lance do jogo. Numa troca rápida de passes, a bola passou por Fausto Vera, Yuri Alberto e Giuliano, que tocou para Róger Guedes fazer 3 a 0. Vitória mais do que assegurada.
LIVERPOOL/URU 0X3 CORINTHIANS
1ª rodada da Libertadores-2023 Data: 6/4/2023 Local: Estádio Centenário, Montevidéu (URU) LIVERPOOL/URU: Sebastián Britos; Martirena, Izquierdo, Gonzalo Pérez e Miguel Samúdio (Matías Silva, aos 28′ do 2ºT); Marcelo Meli (Barrios, aos 9′ do 2ºT), Napoli, Lucas Lemos (Antoni, aos 15′ do 2ºT) e Medina; Luciano Rodríguez e Cabrera (Otormín, aos 28′ do 2ºT). Técnico: Marcelo Méndez CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Roni (Cantillo, no Intervalo), Fausto Vera (Du Queiroz, aos 28′ do 2ºT), Giuliano (Paulinho, aos 28′ do 2ºT) e Renato Augusto (Maycon, aos 13′ do 1ºT); Róger Guedes e Yuri Alberto (Rometro, aos 39′ do 2ºT). Técnico: Fernando Lázaro Gols: Balbuena, aos 45′ do 1ºT (0-1); Róger Guedes, aos 5′ do 2ºT (0-2); Róger Guedes, aos 19′ do 2ºT (0-3) Árbitro: Andrés Rojas (COL) Auxiliares: Dionisio Ruiz (COL) e Sebastian Vela (COL) VAR: David Nicolas Rodríguez (COL) Cartões amarelos: Meli (LIV); Gil, Fausto Vera (COR) Cartões vermelhos: –