IBGE adia a realização do Censo 2020
Por GAZETA 369
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunicou o adiamento do Censo Demográfico para 2021. A medida foi tomada, de acordo com o próprio órgão estatal, “em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo COVID-19”. Consequentemente, o concurso IBGE está cancelado para este ano, restando continuar estudando para 2021.
A instituição considerou que a atividade de pesquisa é basicamente domiciliar e presencial, “com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional”.
Além disso, se vê impossibilitada de realizar todo o treinamento dos supervisores e recenseadores para a operação censitária. Com o agravamento da situação de emergência na saúde pública, não haveria tempo hábil para iniciar esse processo, que teria a primeira etapa iniciada em abril de 2020.
Os candidatos que já pagaram a taxa de inscrição ao concurso IBGE serão reembolsados conforme o cronograma a ser divulgado nos próximos dias.