IFPR Polo Andirá inicia nova turma e reforça compromisso com educação técnica e profissionalizante
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
Com uma cerimônia marcada por emoção, depoimentos inspiradores e o sentimento coletivo de valorização da educação, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Polo Andirá – deu início às atividades de 2025 na noite do dia 10 de junho. O evento de abertura ocorreu na Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de novos alunos, veteranos, familiares, professores e autoridades locais.
A prefeita Ednyra Godoy e a secretária municipal de Educação, Rosilene Fernandes, participaram da solenidade e reforçaram o compromisso da administração com o fortalecimento do ensino técnico gratuito e de qualidade no município. “O conhecimento é algo que ninguém pode tirar da gente. É cultura, é transformação de vida e uma oportunidade que precisamos valorizar”, afirmou a prefeita Ednyra em seu discurso.

A secretária Rosilene destacou o alcance regional do polo e a importância dos cursos profissionalizantes. “Muitos alunos vêm até de outras cidades, inclusive do estado de São Paulo, para estudar aqui. Além disso, o formato online permite que mais pessoas tenham acesso, mesmo aquelas que não conseguem comparecer presencialmente. É uma chance para quem busca uma nova profissão ou uma requalificação”, disse.
Quem conduziu a cerimônia foi o novo coordenador do polo, o professor, mestre e jornalista Thiago Dedoné. Em uma fala motivadora, Thiago destacou o poder da educação como ferramenta de mudança e contou parte de sua trajetória acadêmica, que inclui duas graduações, especializações, dois mestrados e a conclusão de dois doutorados. “A educação transforma, primeiro o nosso próprio mundo, depois o das pessoas ao nosso redor. É libertadora. Estamos aqui para abrir portas e construir oportunidades junto com a comunidade”, afirmou.
Durante o evento, Thiago também ressaltou que, desde 2018, o polo do IFPR em Andirá já formou diversos profissionais em cursos técnicos subsequentes como Técnico em Logística, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Serviços Públicos e Técnico em Segurança do Trabalho. “É uma parceria sólida entre o Instituto Federal e a Prefeitura, que cresce a cada ano. Já discutimos inclusive a criação de novos cursos e uma futura oferta de pós-graduação”, adiantou o coordenador.
O ex-aluno Jaíson, que concluiu o curso técnico em Logística e agora retorna para cursar Segurança do Trabalho, elogiou a estrutura e a qualidade do ensino oferecido. “Os módulos são bem explicados, os professores muito preparados. Agora quero unir os conhecimentos de logística e segurança para oferecer um serviço mais completo. Com certeza recomendo o IFPR para todos”, afirmou.

O início de uma nova turma no IFPR – Polo Andirá representa não apenas a continuidade de um projeto educacional de sucesso, mas também o fortalecimento de uma rede de esperança, desenvolvimento profissional e inclusão social.



