Síndrome de Burnout em professores e Humanização, foram temas da Semana Pedagógica deste ano
Por Assessoria de Imprensa – PMA
Com o tema: “Cuidar de quem ensina: saúde mental dos professores”, a Prefeitura Municipal de Andirá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu na manhã desta segunda-feira, dia 03 de fevereiro, a Formação Pedagógica 2025, no Cine Teatro São Carlos, reunindo professores, gestores, profissionais de serviços gerais, merendeiras e seguranças das escolas. O objetivo foi refletir sobre práticas e processos de cuidados com a saúde mental dos profissionais que atuam nas instituições de ensino.
Foi um evento marcado por muita emoção e reflexão sobre quais fatores interferem na boa qualidade da saúde física e mental, bem como conhecer formas e estratégias de prevenção e cuidados. Na primeira palestra, ministrada pela Profª Dra. Cláudia Bonfim, coordenadora geral da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, de Cornélio Procópio, autora de obras literárias e pesquisadora do Ministério da Educação, o tema foi: “Educação, Humanização e Inclusão: sentindo na pele”, em que tratou dos conceitos de humanização na prática do trabalho escolar, chamando a atenção para as dimensões humanas e a sensibilização. Dinâmica e emocionante, a palestra marcou pela potência do debate.

Já a segunda palestra foi ministrada pela Psicóloga Jovana Ferraz, professora e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Dom Bosco, especialista (entre outras áreas) em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial. Ela também é prestadora de serviços em psicologia na 18º Regional de Saúde. O tema de sua palestra foi: “Sindrome de Burnout em professores: como reconhecer, prevenir e Superar”, também chamando a atenção para os fenômenos e manifestação psíquicas e físicas que afetam a estrutura comportamental e emocional dos professores. Um tema muito rico para a reflexão e autocuidado.
As palestras foram mediadas pelo pedagogo do município e coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação, Profº Tiago Dedoné, especialista em Neuropsicopedagogia e em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), mestre em Gestão Educacional e Doutorando em Educação. O professor é pesquisador da síndrome de burnout em professores, além de docente no magistério superior.
A Secretária Municipal de Educação, Profª Rosilene Marques, durante a sua explanação, agradeceu a participação de todos os professores e equipes dos setores da educação presentes, enaltecendo o papel estratégico da reflexão sobre o tema saúde mental, visando mais qualidade de vida e bom desempenho no trabalho escolar. Ela também agradeceu a participação da Câmara de vereadores, através dos vereadores Wagner Calixto e e a imprensa, que estiveram presentes acompanhando os debates.
A Prefeita Ednyra não pode participar da formação pedagógica, em razão de agendas de trabalhos na Assembleia Legislativa do Paraná, mas encaminhou um vídeo, que foi transmitido no Cine Teatro, desejando bom início letivo aos professores, enaltecendo a importância do investimento público na educação e destacando o papel estratégico da reflexão sobre a saúde mental dos professores na formação deste ano.