Vereadores de Andirá pedem a abertura das sessões ao público
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
Na primeira sessão do ano da Câmara Municipal de Andirá, ocorrido na noite desta segunda-feira (7), às 20h, os vereadores retomaram os trabalhos no legislativo municipal com diversas pautas, entre elas, a cobrança ao presidente da Câmara, Marcelão da Ambulância, para que se abram as sessões ao público.
O pedido partiu principalmente dos vereadores Guilherme Ferrari, Ailton Fernando, Ademir Quirino, Rubão Dentista e Dira, os quais defenderam a necessidade da participação da população nas sessões. “Como novato, eu ainda não pude sentir o calor humano da participação do público nas sessões e acho que a presidência deveria rever as normas atuais e abrir com responsabilidade as portas aos munícipes”, disse o vereador Ailton Fernando.
Já o vereador Quirino da Ambulância lembrou do tempo em que ele participava das sessões como cidadão comum e destacou a importância da participação popular. “A população tá cobrando e tenho certeza que o presidente vai ver a melhor maneira possível para abrir as portas ao povo andiraense”, destacou.
Vereador Rubão Dentistas destacou que a reabertura da câmara depende somente da casa e que o comitê de enfrentamento à Covid-19 não se opõe à reabertura. “Os pedidos da população são muitos… por que não voltam as sessões abertas…”, lembrou o vereador das cobranças.
O vereador Guilherme Ferrari também fez um apelo ao presidente da Câmara para que se abram as portas à população, visto que tudo está aberto e que nas cidades vizinhas as câmaras estão funcionando normalmente. “Não há motivo para não abrir as portas aos munícipes, então faço um apelo ao presidente para que reveja a questão atual”, disse o vereador.
A vereadora Dira também defendeu a reabertura da câmara ao povo: “independente de quantos venha participar, é necessário abrir a casa ao povo para que eles possam participar”, disse a vereadora.
A forma como se dará a reabertura, e se vai acontecer, não foi apresentada na sessão.