2º Encontro de Carros Antigos São Sebastião cresce e Praça Santana fica pequena
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
O 2º Encontro de Carros Antigos São Sebastião, realizado no dia 12 de janeiro na cidade de Andirá, cresceu em número de participantes e já pede um espaço maior para o ano que vem. Foram cerca de 90 inscritos, quase o triplo da primeira edição do ano passado.
O Encontro de Carros Antigos, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Andirá, faz parte das festividades do Padroeiro São Sebastião, realizado de 11 a 20 de janeiro e trouxe muitos visitantes ao município, tanto na festa como para ver as raridades expostas na Praça Sant’Ana.
Diversas relíquias como Puma, Fuscas (incluindo o Derby), Variant, Opalas, Caravan, Corcel, Jeep, Perua Rural Willy, Kombi, Chevette, Passat, Motos e o antigo Chevrolet Biscane (1959) foram as estrelas do 2º Encontro de Carros de Andirá, que já caiu no gosto popular do andiraense, de toda região norte pioneira e do interior do estado de São Paulo.
Sueli Nardoni, secretária de Desenvolvimento e Turismo do município, disse que o encontro foi bem produtivo e elogiado por todos que participaram. Afirmou também que o local já ficou pequeno para comportar os noventa inscritos deste ano, que já vai pensar em algo diferente para a próxima edição. A secretária agradeceu a participação e compreensão de todos os envolvidos, ciente de que o evento ainda precisa melhorar, mas que a prefeitura vai trabalhar para que o próximo seja melhor ainda.
Neste ano, frisou Sueli, houve maior participação de Andirá, diferente do que ocorreu no ano passado:
Os participantes Fernando Rafael e Tarcisa Rosemeire, membros dos Amigos dos Carros Antigos de Cambará, expuseram o Passat LS (1975), uma raridade entre os doze carros apresentados pela equipe de Cambará. Fernando também elogiou a organização do evento.
O Grupo Antigos de Bandeirantes também esteve presente no 2º Encontro de Carros São Sebastião e o expositor Rodrigo Aparecido Mortais (da Dingão Tapeçaria) teceu elogios ao evento. Dingão participou pela segunda vez com seu Chevette Tubarão, vermelho, ano 77 – de nome Makcrey, e vê em momentos como este a oportunidade aos amantes de carros antigos exporem suas relíquias, as quais muitos também usam no dia-a-dia.
José Márcio Henrique (Marcião) – dos Enferrujados de Vida Eterna, de Andirá, amigo de Dingão, expôs a Caravan 78, a qual chama carinhosamente de Mallevola. Até o Homem-Aranha esteve presente no encontro de carros de Andirá com seu fusca Herbie, vindo diretamente de Palmital-SP. Por onde passou, o Aranha tirou fotos e chamou atenção, em especial das crianças que passavam pelo local.
Neste ano, Andirá recebeu participantes de Itambaracá – PR; Cambará – PR (Amigos dos Carros Antigos); Palmital – SP; Ourinhos – SP; Santo Antônio da Platina – PR; São Pedro do Turvo – SP; Salto Grande – SP; Jacarezinho – PR; Bandeirantes – PR; Santo Cruz do Rio Pardo – SP (Amigos Antigomobilismo) e Ibirarema – SP (Amigos e Carros Antigos).
O Padre Roberto Claudiano, pároco da Paróquia São Sebastião, deu a tradicional benção, asperjando água benta nos carros em exposição, abençoando os velhinhos da estrada.
Ao final do evento, foram distribuídos troféus aos primeiros cinquenta escritos e sorteados brindes aos participantes que fizeram a festa. Como taxa de inscrição, foram arrecadados 90 Kg de alimentos não perecíveis que foram doados à Paróquia São Sebastião, que fará a distribuição aos necessitados.A Dupla Cris & Nando animou o 2º Encontro de Carros Antigos.
- Leia também
Algumas fotos: