Ione Abib e Mayara Medeiros participam de 1º Debate em Andirá; Kaneko não compareceu por motivos de segurança
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
Na noite da última sexta-feira (6), a cidade de Andirá parou para acompanhar o primeiro debate de candidatos a prefeito da história da cidade, realizado pela Rádio Cultura AM de Andirá. Participaram do Debate as candidatas Ione Abib (PSD) e Mayara Medeiros (PT). O candidato Kaneko (PROS) não compareceu, alegando questões de segurança.
Feito nos moldes profissionais, o debate constou de blocos com perguntas entre os candidatos, perguntas dos internautas e da imprensa local. Uma comissão de direito de resposta foi formada por representantes da sociedade andiraense: Ricardo Valentin, Sargento Segantini e Hércule Marteli. A mediadora do Debate foi a radialista Regiane de Oliveira, da Rádio Cultura AM de Andirá.
No primeiro bloco, destinado à explanação das ideias com 5 min cada, a candidata a reeleição Ione Abib (PSD) destacou a condição atípica desta eleição, e disse que sua candidatura está respaldada pelo trabalho que fez durante os quatro anos de sua gestão, mas que é preciso dar continuidade, entre eles, o programa de asfalto, saneamento básico, a estrutura das escolas municipais e melhorias na saúde.
Em sua fala, Mayara lamentou a ausência do candidato Kaneko, dizendo que a democracia perde muito, frisou que seu programa de governo foi construído baseado em três pilares: a economia solidária que vai ajudar as pessoas a tocar a vida com dignidade e respeito; a saúde que deve dar condições de atendimento digno, com mudanças pequenas que possam fazer a diferença na vida do povo; e a educação com o aumento imediato das vagas em tempo integral, com qualidade, a fim de que os pais possam deixar as crianças na escola com tranquilidade. Mayara disse também que seu plano de governo será transparente não fará promessas que não poderá cumprir.
A imprensa também participou com perguntas aos candidatos
A Rádio T, através do jornalista Vilson Moreno, questionou a candidata Ione Abib sobre qual seria a estratégia para gerar empregos no município em uma futura gestão. Em sua resposta, Ione disse que em seu governo foi feita uma reestruturação da Lei de Concessão de Terrenos às empresas, mas nem todas conseguiram instalar seus empreendimentos. Disse também que já entrou em contato com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, deputado estadual Sandro Alex, a fim de que seja viabilizada a construção e concessão de barracões industriais em Andirá, o qual beneficiaria o pequeno empresário em forma de concessão, gerando então emprego e renda. Falou da sala do empreendedor e do fortalecimento do comércio no município dado em sua gestão.
O Jornal GAZETA 369, através do jornalista Wilson Barbosa, questionou a candidata Mayara Medeiros sobre a construção da Casa própria, sendo esta uma grande demanda da população. Em resposta, Mayara afirmou que vai buscar fora da Caixa soluções para diminuir o deficit habitacional do município, entre elas seria o “Loteamento Social”, no qual a prefeitura compraria com recursos próprios um terreno e, assim, dar chances ao trabalhador para que possa avançar em seu projeto de ter a casa própria. O Soteamento Social seria discutido com a população, através de uma série de critérios sobre quem seriam os primeiros beneficiados com o programa. “Não vamos fazer promessas incabíveis de construção de quinhentas casas populares, pois sabemos que os programas do Governo Federal cessaram e estão com muita dificuldade, há muitos anos não temos esta realização em nossa cidade”, destacou Mayara. Terrenos com impostos atrasados também estariam na mira do programa de habitação da candidata.
Realização de um sonho
A organização do 1º Debate dos Candidatos fez uma avaliação positiva do evento, ressaltando a participação dos candidatos e de todos os envolvidos. Juliane Rodrigues, gerente da Rádio Cultura AM, disse que a realização do debate foi a concretização de um sonho do jornalista e radialista João Antônio, que comandava o jornalismo da emissora e nos deixou em julho de 2019. “Agradecemos a todos os funcionários e demais envolvidos na realização do debate, pois tudo transcorreu de forma harmoniosa e a noite foi das mulheres, com a mediação de Regiane Oliveira e as duas candidatas Ione Abib e Mayara Medeiros”, destacou Juzinha.
Kaneko não participou por motivos de segurança
O candidato Carlos Kanegusuko – Kaneko (PROS) pediu desculpas a Rádio Cultura AM e explicou em sua rede social que o motivo de não ter ido ao debate foi por motivo de segurança e preservação de sua vida e de seus colaboradores. Disse também que seu Plano de Governo está assinado e é um compromisso a ser cumprido com a população. Segundo informações de sua assessoria, o candidato Kaneko sofreu ameças, dai o motivo de se preservar por sua segurança.
Nota da Assessoria de Kaneko (PROS)
“Atualmente todas as medidas de seguranças foram tomadas, o candidato está em todas atividades de campanha, acompanhado de seguranças a paisana. E as medidas legais já foram tomadas e devidamente registradas”
Veja a declaração do candidato Kaneko na INTEGRA.
No dia 15 de novembro, a Rádio Cultura AM, o Jornal GAZETA 369 e REDE PIONEIRA.TV farão a cobertura total das Eleições 2020. Sintonizem os 1590 Khz da Rádio Cultura AM de Andirá e suas Redes Sociais, bem como nosso Site e Redes Sociais.