Chelsea sofre, mas bate Al Hilal e vai decidir Mundial contra Palmeiras
Por OneFootball
Não foi fácil como alguns pensariam que fosse, dado a diferença de investimento entre o Chelsea e o Al Hilal.
Só que como o que vale mesmo é a bola na rede, a final do Mundial vai ser a que todos esperavam: Chelsea x Palmeiras, no próximo sábado (12).
Apesar de Lukaku ter marcado o gol da vitória, a classificação à final pode ficar na conta de Kepa, que é reserva de Edouard Mendy.
Eleito pela Fifa o melhor goleiro do mundo de 2021, o senegalês foi campeão da Copa Africana de Nações e se apresentou depois dos demais jogadores.
Por isso, o espanhol teve sua chance e correspondeu com uma ótima atuação, salvando os ingleses, em ao menos três lances capitais, durante momentos de muita pressão saudita.
Após fazer até um bom primeiro tempo, o Chelsea foi igual refrigerante de três litros: quando chegou na metade, perdeu o gás.
Os Blues tiveram chances de matar o jogo no primeiro tempo, mas desperdiçaram chances, inclusive com Lukaku, e quase pagaram o preço depois.
No meio de um bombardeiro na segunda etapa, com oito das 12 finalizações sauditas sendo após o intervalo, Kepa evitou o pior e segurou a vitória magra dos Blues.
Through to the final! — Kepa Arrizabalaga (@kepa_46) February 9, 2022
Vale um destaque para a “falta” que o treinador alemão fez ao Chelsea, que flertou em fazer história sendo o primeiro europeu eliminado na semi do Mundial.
A substituição de Jorginho no intervalo, por Kanté, desorganizou o meio-campo inglês, abrindo espaço para que o Al Hilal crescer de produção no segundo tempo.
Para quem está torcendo contra o Palmeiras, aí vai um alento em meio à atuação irregular do Chelsea.
Os times europeus venceram 28 de seus últimos 29 jogos no Mundial de Clubes.
Só que a única derrota de um campeão da Champions League nesse intervalo foi, justamente, do Chelsea, em 2012, quando o time perdeu para o Corinthians na final.
Um dos melhores do Chelsea em campo, ao lado de Kepa, Thiago Silva manteve o nível de atuação alto durante os 90 minutos.
Ao lado de Kepa, Thiago ajudou muito o Chelsea a não sofrer gol em um jogo pela primeira vez no Mundial de Clubes.
Em 2012, o time inglês sofreu um gol em cada um de seus jogos no torneio: 3×1 contra o Monterrey e 0 x 1 contra o Corinthians.
No comando da zaga, o brazuca ainda organizou algumas ações ofensivas dos Blues. Partidaça!
O atacante, que garantiu o direito dos Blues de sonharem com o primeiro título mundial, encerrou um jejum de cinco jogos.
Aos 31 minutos, o belga contou com a “assistência do lateral-esquerdo Al-Shahrani para poder marcar o único gol da partida.
ELE NÃO PERDOA! A defesa do Al Hilal deu mole e Lukaku cravou o primeiro! Tá pintando o adversário do Palmeiras na final? pic.twitter.com/S49wjuUVKs
— SportsCenter Brasil (de 🏠) (@SportsCenterBR) February 9, 2022
O último tento de Lukaku tinha sido no dia 8 de janeiro, contra o Chesterfield, pela terceira fase da Copa da Inglaterra.
Em meio a altos e baixos desde que voltou aos Blues, o camisa 9 tem nove gols nesta temporada, em 26 partidas.
Esquentou a pontaria para a final? 👀
Quem estava nas arquibancadas estudando os adversários era Abel Ferreira.
O treinador do Verdão foi flagrado assistindo in loco a semifinal do Mundial.
🤔 Refri de 3 litros?
Here we come.💙#ClubWorldCup@FIFAWorldCup @ChelseaFC pic.twitter.com/rtUZFYnI7D
🇧🇷 Gigante, aos 37 anos
🔥 Fim de jejum!
👀 Olha ele aí!
OLHA ELE AÍ!
Abel Ferreira acompanhado de Tiago Costa, observador técnico, e Rafael Costa, analista de desempenho, assistindo in loco a semifinal entre Al Hilal e Chelsea! pic.twitter.com/PjhceLavY7
— Murilo Dias (@mmurilodias) February 9, 2022
🏴 Ingleses x brasileiros 🇧🇷
Será a quarta final entre clubes ingleses e brasileiros.
Em 2005, o São Paulo bateu o Liverpool por 1 x 0, com gol do volante Mineiro.
Em 2012, o Corinthians venceu o Chelsea também por 1 x 0, com tento do atacante Paolo Guerrero. E em 2019, veio o troco inglês, com a derrota do Flamengo para o Liverpool (advinha?) novamente por 1 x 0, com gol do brasileiro Roberto Firmino.
Foto de destaque: GIUSEPPE CACACE/AFP via Getty Images