O jornalismo deveria ser imparcial
Quando ouço frases sem sentido como ocorre no jornalismo brasileiro logo se torna uma chacota para mim, quem não se lembra do texto publicado em um veículo de notícia no ano de 2021 com o título de “Economia da mais sinais de despiora” escrito por Vinicius Torres Freire, que segundo sua biografia no portal diz que é mestre em administração pública formado pela Harvard. Ele fala inglês fluentemente, mas não sabe que a palavra despiora não existe no português?
Dentre esse texto citado e o que escrevo hoje houve vários “crimes” cometidos contra a língua português na mídia, principalmente nos grandes veículos, mas não são de pontuação, conjugação ou escrita, mas sim no fato de fazer um “rodeio” para não elogiar o atual governo. Qual é menos vergonhoso: informar de forma rápida e sincera ou ter que fazer um circo para não elogiar um governo?
A bola da vez foi a jornalista Miriam Leitão da GloboNews, em seu programa ela faz um circo para não afirmar que o Brasil melhorou durante o governo Bolsonaro.
Não é que o Brasil melhorou, o Brasil está numa situação de dificuldade também, mas outros países pioraram muito – Miriam Leitão
A imprensa continua livre e imparcial, todos os veículos são imparciais e criticam quando tem de criticar, mas cobram quando tem de cobrar e o melhor ainda está por vir, se você reparar que após as quedas em óbitos de covid é que voltaram a noticiar outras endemias que ocorrem no Brasil como a da dengue, provavelmente o mosquito tirou férias de dois anos por causa que tudo que se era noticiado falava sobre o vírus chinês. Coincidentemente nesse mesmo período as mídias independentes começaram a se desenvolver de forma profissional fazendo com que as grandes mídias caíssem no ostracismo.
A burrice não é uma escolha, mas a ignorância é e hoje com a internet podemos ver isso em vários lugares, ainda mais com as mídias sociais mais presentes no cotidiano da sociedade. Cursos grátis e com certificados existem milhares na internet, se preferir consegue livros em PDF ou comprar por preços mais baixos nos famosos sebos, falta de oportunidade para se melhorar o português não faltam, eu mesmo estudo constantemente e continuo cometendo erros, mas não escrevo para informar notícias e sim para emitir minhas opiniões.
Quem domina a mídia domina a classe política de hoje, quem domina as universidades domina a classe política do futuro. Quem não enxerga isso é um imbecil incurável que não merece atenção. – Olavo de Carvalho