Câmara de Andirá autoriza empréstimo de 3 milhões para obras de saneamento básico
As obras serão feitas nos bairros Timburi, Santa Inês, pantanal, Catuaí e adjacências
Por Gabriel Henrique – Andirá Virtual
16ª sessão ordinária do 2º semestre de 2019 que aconteceu nesta segunda-feira (18), votou o projeto 86/2019- PMA, que autoriza a prefeitura a fazer um empréstimo de 3 milhões de reais para consertar o problema de saneamento básico do Timburi, Santa Inês, Pantanal e adjacências.
Segundo o vereador e líder do governo, Paulo Alves, este projeto vai resolver o problema de saneamento básico daquele local, tendo em vista que todo o esgotamento será encaminhado ao bairro pantanal e dali conseguirá atravessar a BR-369 para a devida devolução:
Ainda sobre o projeto, o vereador Gilmar Leonardo destacou que é um compromisso da prefeita para resolver a questão de saneamento naquela região, pois, naquele local várias pessoas ainda têm fossas dentro de casa.
Por fim, o vereador Robson Stefanuto salientou que o saneamento básico é um direito garantido pela constituição para todas as pessoas, portanto, é uma obrigação do estado e município, garantir o saneamento para cerca de aproximadamente 3 mil pessoas que serão beneficiadas com este projeto. Além disso destacou que a organização mundial de saúde fez um estudo no qual diz que a cada 1 real investido em saneamento básico, 4 reais são poupados no investimento da saúde, e isso é de grande importância para os estados e municípios. O projeto foi a provado por 8 votos.
Além disso, foi aprovado o projeto nº 83/2019-PMA que dispõe sobre uma abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 9.500,00 (nove mil e quinhentos reais).
Também, foi votado o decreto legislativo nº 04/2019-CMA que dispõe sobre o julgamento das contas do poder executivo de 2018, que já haviam sido aprovadas pelo parecer do tribunal de contas do estado, restando apenas aos vereadores ratificarem estas. As contas foram aprovadas por 8 votos favoráveis e 1 contrário, do vereador André Rossato que justificou seu voto dizendo que as contas foram maquiadas e que o município deveria investir mais na saúde.
No grande expediente, mais uma vez, quase aconteceu outra discussão entre a vereadora Valdiria Izidóro e o vereador Gilmar Leonardo. Com a palavra, a vereadora Valdiria questionou o Gilmar sobre se ele havia dito que ela tinha o ameaçado de morte na sessão do dia 29 de outubro deste ano, porém, antes do vereador Gilmar Leonardo falar, o presidente da casa, Gilmar Resende, interrompeu a fala dizendo que problemas pessoais devem se resolver fora da sessão da câmara e que, se na sessão do dia 29 houve algum exagero, era para a vereadora Valdiria procurar a advogada da Câmara Municipal.
Terminada a discussão, a sessão foi encerrada e a próxima marcada para o próximo dia 25.