Palmital / SP

65ª Festa de Santo Reis de Palmital reúne milhares de fiéis

Por Wilson Barbosa – GAZETA 369

A 65ª Festa de Santo Reis, realizada no dia 11 de janeiro, na cidade de Palmital – interior de São Paulo – reuniu milhares de fiéis (aproximadamente 25 mil) de toda região e de diversos estados do Brasil. Muita devoção e fé a Santo Reis, muita música e cantorias tradicionais alegraram a maior Festa de Reis do Brasil.

A Festa é uma realização da Associação dos Festeiros de Santo Reis, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura de Palmital e do Estado de São Paulo. A prefeitura de Palmital tem procurado ao longo dos anos manter viva a tradição da Folia de Reis, desde a infância aos mais velhos.

Devotos do Santo Reis chegam de diversas partes da região e do país, para pedir e agradecer pelas graças recebidas. Durante a santa missa e após, muitos tocam as Bandeiras de reis e fazem suas orações ao menino Deus. Muitos também são os testemunhos dados em agradecimento durante a festa: um símbolo da fé e devoção a Santo reis.

Fieis de todas as partes agradecem as bençãos recebidas (Foto: GAZETA 369)

A festa de Santo Reis de Palmital é considera a maior do Brasil, tendo participação de três Bandeiras de Santo Reis, representadas pelas Cia de Reis Anhumas, Cia de Reis Faceiros e Faceiros Júnior e a Cia de Reis Três Ilhas, as quais fazem a peregrinação pelas cidades da região de Palmital, cidades vizinhas e no Patrimônio Nossa Aparecida (PR), arrecadando mantimentos e doações para o grande almoço que é servido aos visitantes. A caminhada vai de 26 de dezembro a 8 de janeiro, finalizando com a grandiosa festa, começando com a santa missa pela manhã, com farto almoço aos visitantes e com o encontro das três Bandeiras, passando pelos três arcos.

Tradicional almoço servido aos visitantes na Festa de Santo Reis (Foto: GAZETA 369)

Todos os anos, dos mantimentos arrecadados para a festa, o que sobra é doado às instituições da cidade e região: asilos, creches e hospitais, fazendo assim o lado social do evento. A Festa de Santo Reis é realizada na Fazenda São Joaquim – Usina Tiroli.

Neste ano, o festeiro foi o prefeito de Campos Novos, Júlio Cesar do Carmo – mais conhecido como Bijuca, que filho de Palmital e esposa Patrícia Tusco do Carmo. Bijuca conta que fez parte das companhias de Reis durante trinta anos e por isso trabalha para manter viva a tradição:

 

Festeiro Bijuca e o prefeito de Palmital José Roberto Ronqui (Foto: GAZETA 369)

Prefeito de Palmital, José Roberto Ronqui, parabenizou o festeiro Bijuca e todos que ajudaram, falando com orgulho do evento, afirmando que todos se envolvem com muito empenho e carinho para fazer da Festa de Santo Reis o melhor evento do estado e do país:

 

Não podemos deixar de fora os “Bastião”, considerados soldados do menino Deus, também chamados de palhaços e animam a festa com suas danças e acrobacias, que encantam a meninada e os adultos.

As companhias de Folia de Reis são compostas por músicos masculinos e femininos, tendo também crianças e jovens – moços e moças, que desde cedo pegam o gosto pela cultura, todos muito talentosos. Se você ainda não viu, não perca a festa do ano que vem.

O violeiro Tião do Mato (59), nascido em Itamaracá (embaixador Faceiros) contou de sua devoção e do gosto pela folia de reis, a qual exerce com muito orgulho. Tião Também é embaixador em Cruzália, pela Cia Baile da Pintada, passando por 480 casas.

Rubinho Faceiro e esposa (Foto: GAZETA 369)

Rubinho Faceiro, que faz o “contraltinho”, toca pandeiro e caixa, na Cia Faceiros e Faceiros Júnior, destacou o orgulho em fazer parte da família de Reis de Palmital e deixou o convite aberto ao Jornal Gazeta 369 para acompanhá-los na próxima caminhada da Companhia.

Palmital completa neste ano seu centenário de emancipação e a festa só vem complementar o progresso da cidade promissora do interior do estado de São Paulo, localizada a 414 Km da capital paulista.

Wilson Barbosa

Jornalista e professor de Língua Portuguesa, formado pela UENP (FAFIJA); Twitter: @wilsonbarbosa66

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *