Presidente Jair Bolsonaro afirma que prefeitos e governadores erraram em fechar o comércio
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
Em entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quinta-feira (26), em frente ao Palácio da Alvorada, o presidente Jair Bolsonaro lamentou a atitude por parte de prefeitos e governadores sobre o fechamento do comércio em grande parte das cidades nos estados brasileiros, fato este que vem gerando pânico e pode fazer com que o desemprego aumente ainda mais.
Segundo o presidente, alguns governadores e prefeitos erraram na dose quanto ao fechamento do comércio, paralisação no transporte público e outras atitudes, o que acabou trazendo mais pânico à população, pois a maneira de como foi feito está gerando uma catástrofe na economia e que deveria ser repensado. Segundo ele, muitos governadores estão usando a situação com politicagem, como foi o caso de um grande estado, o qual não citou o nome.
Ainda, segundo o presidente, a medida, embora cercada de boas intenções, não teria sido levada de forma correta à população. Para o presidente, o povo foi enganado em relação ao vírus, pois o que teria que ser dito é que o vírus viria sim; que o povo teria que ser melhor informado, a fim de se tomar os devidos cuidados. “Temos que enfrentar e procurar salvar o máximo de vidas possível, equipando os hospitais com respiradores, mascaras, entre outras providências e isto já está sendo feito pelo Ministério da Saúde”, destacou Bolsonaro.
Impacto já começa aparecer
O presidente lembrou também que as primeiras vítimas dessas medidas de fechamento do comércio já apareceram e são mais de trinta e oito milhões de autônomos que foram afetados: barbeiros que não podem trabalhar, pedreiros, serventes, diaristas, manicure e outros que estão passando dificuldades com essas medidas, uma vez que esses trabalhadores não possuem reservas para suportar esta crise.
“Quando eu erro, eu volto atrás e revejo… acho que os governadores e prefeitos deveriam rever suas posições em relação a medida tomada por eles na contenção do avanço do coronavírus”, frisou Bolsonaro. O presidente deixou claro que não é para descuidar os cuidados com os idosos, pois devem sim ficar em casa, mas os demais devem voltar à normalidade.
Pensando em amenizar os impactos, entre outras medidas, o governo federal anunciou uma ajuda de custo de R$ 600,00 aos trabalhadores autônomos, ao contrário dos R$ 500,00 propostos pelo congresso nacional. Em conversa com o ministro da saúde, Henrique Mandetta, Bolsonaro informou que é possível que se adote a quarentena vertical, que incluiria os cuidados com os mais velhos que constituem a maior faixa de risco.
Desde o dia 20 de março, prefeitos de todo o Brasil, inclusive nas cidades da região Norte Pioneira do Paraná, anunciaram, através de decreto (seguidos por orientação de decreto do governador Ratinho Júnior), o fechamento do comércio – alguns por 15 dias, outros por 7 dias ou por tempo indeterminado – alegando evitar aglomeração de pessoas, como medidas de prevenção ao coronavírus, que já matou até o momento 77 pessoas em todo o país e tinha registrado, até esta quinta-feira (26), 2.915 casos.
Alguns comerciantes ouvidos pela nossa reportagem demonstram grande preocupação com a medida tomada pelos prefeitos e esperam o retorno das atividades no prazo estipulado, pois caso não ocorra, postos de trabalho começarão a deixar de existir e a consequência será desastrosa.
Fotos: Youtube/FB3 News