Artigo & OpiniãoReligião

Atitudes Essenciais

“Uns se agarram à lamentação e ao aviltamento das horas.
Outros se cristalizam na ironia e na ociosidade, menosprezando os dons da vida.
Não nos esqueçamos, assim, de que é preciso abraçar a cruz das provas indispensáveis à nossa redenção e burilando, com amor e alegria, marchando no espaço e no tempo, com o verdadeiro espírito cristão de trabalho infatigável no bem, se aspiramos a alcançar a comunhão com o Divino Mestre.”

O Benfeitor Emmanuel, traz-nos uma reflexão profunda e concisa acerca de nossas ações enquanto seres humanos em busca de redenção espiritual, enquanto cristãos na senda do aprimoramento e crescimento moral diante das sacrossantas lições trazidas pelo ‘Rabi da Galiléia’, grafadas nas anotações dos evangelistas. Concitando-nos a avaliar nossas atividades e pensamentos no dia-a-dia.

Emmanuel cita alguns atos perniciosos comuns na nossa jornada terrena, tais como; o murmúrio ou lamentações improdutivas, ora, se usássemos desse mesmo tempo de reclamação e busca por culpados, mesquinharias, maledicência, em prol do progresso, do trabalho, do estudo, da busca por soluções, pela atividade produtiva no sentido de auxiliar em detrimento do que se faz mais comumente, desde comentários danosos aos mais nefandos pensamentos, estaríamos assim em ambiente de regeneração.

Comenta ainda o Benfeitor, àqueles que permanecem, por comprazerem-se, na “ociosidade e na ironia”, desprezando as possibilidades benditas do trabalho no bem pelo bem, não buscando o apreço ou a comoção de tantos quantos vos cercam diante da obra de amor. Traz a compreensão da necessidade de aceitarmos, enquanto cristãos, as provas da vida, “abraçando a cruz” que nos é própria a fim de buscarmos o Alto, com resignação e amor, esperança e fé.

Reflitamos, confiemos, busquemos a inspiração do Alto, esforcemo-nos por sermos úteis na Obra Divina, desde o “Bom dia” pela manhã em nosso lar, ao trabalho realizado com amor, onde nos dispormos, saibamos que o Grande Arquiteto do Universo, Fonte Eterna de amor e bondade nos anima, nos inspira e nos guarda, se assim procedermos com gratidão, fé e amor.

Fernando dos Santos Bezerra

Mestre Maçom da Loja Maçônica Águia Negra de Andirá, Músico, Servidor público, acadêmico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *