Câmara de Andirá: Veja os destaques da 4ª Sessão Ordinária
Entre os destaques está a recusa do projeto de transmissão das sessões nas redes sociais, além de vários requerimentos e indicações dos vereadores.
Nesta segunda-feira, primeiro dia do mês de março, aconteceu a 4ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Andirá. Devido ao decreto do Governo do Estado, que impõe toque de recolher às 20h, a sessão aconteceu a partir das 17h e se estendeu até as 19h.
Requerimentos
Nos requerimentos recebidos pela mesa, estão os requerimentos 12 e 13/2021, ambos de autoria dos vereadores Wagner Calixto, Guilherme Ferrari e Dira. Respectivamente, o primeiro requer que a chefe do poder executivo informe os valores dos recursos enviados pelo Governo Federal para enfrentamento da emergência de COVID-19, e onde esses recursos foram aplicados. O segundo requerimento, solicita que o diretor presidente do SAMAE encaminhe aos vereadores a tabela de preços pagos pelos munícipes e a quantidade de munícipes enquadrados em cada faixa de consumo e cobrança.
O vereador Guilherme Ferrari ainda apresentou sozinho, o requerimento 14/2021, requerendo que a chefe do poder executivo tome as providências necessárias para aquisição de doses da vacina contra a COVID-19 pela própria esfera municipal. Segundo Guilherme, municípios AMUNOP (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) já estão se organizando para a compra de vacinas próprias dos municípios pertencentes a associação.
O Líder do Governo, Vereador Ailton, apresentou 2 requerimentos; o primeiro em conjunto com o presidente Marcelo, e o segundo sozinho. No primeiro requerimento (nº 16/2021), Ailton e Marcelo requereram que o provedor do hospital, Valdir Bocato, informasse a composição e como procede a renovação da diretoria da Sociedade Hospitalar Beneficente de Andirá. No segundo requerimento (nº 17/2021), Ailton requereu que a chefe do poder executivo encaminhe informações sobre os veículos fornecidos pelo município, além da informação se existe o controle de manutenção da frota, data da troca de pneus, óleo e outros, e a comprovação.
Quem também apresentou um requerimento foi a vereadora Sueli Nardoni. Ele requereu que o diretor presidente do SAMAE, informe se há previsão para a retomada das obras de rede de esgoto no Jardim Monte Carlo.
Indicações
Dessa vez os vereadores apresentaram 12 indicações; 3 do Guilherme Ferrari, 1 do Adilsão, 5 do Wagner Calixto, 2 do Ailton e 1 da Dira.
Entre as indicações, destaca-se a de nº 30/2021, do vereador Adilsão, na qual ele indica que a chefe do poder executivo, estude a possibilidade de instalar iluminação pública no cemitério municipal. Segundo Adilsão, principalmente nesta pandemia onde as pessoas tem que ser enterrada as pressas, existe uma dificuldade muito grande dos trabalhadores do local para executarem este trabalho no período noturno. Essa indicação deu oportunidade para que os vereadores falassem sobre pedreiros que cobram altas taxas para enterro no cemitério. Na oportunidade o vereador Ailton aproveitou também para alertar a população sobre essa situação:
“Se algum aproveitador falar com você dentro do cemitério, que ele cobra X valor pra abrir e fechar o túmulo, não pague, procure a prefeitura que tem uma empresa terceirizada com valor fixo para prestação desse serviço. Também se a família tiver alguém que faça esse serviço, ela não precisa pagar.” disse Ailton.
A vereador Wagner Calixto solicitou ao município que fosse providenciado melhorias nas ruas da antiga Altotex:
“Quem conhece a Altotex não precisa nem falar, o cara estourou um pneu lá porque as pedras estavam soltas, ai mandaram pra mim e eu pedi aqui na câmara. O certo é asfaltamento lá, mas se não tiver como asfaltar, que faça um serviço bem feito para que as pessoas consigam subir lá”
Projetos Votados
O primeiro projeto votado é de autoria da Prefeita Ione, e institui e dispõe sobre os princípios e diretrizes a serem observados na elaboração e implementação das políticas referentes à primeira infância no município de Andirá, cria o plano municipal pela primeira infância PMPI e dá outras providências. Segundo o Líder do Governo, esse projeto é uma melhoria nas políticas públicas de assistências na primeira infância, destacando que é do projeto Criança Feliz do Governo Federal que já esta acontecendo em Andirá e recebendo recursos. Ele explica que a votação deste projeto de lei é para que esse projeto continue no município, independente da gestão que vier. O projeto foi aprovado pelos vereadores.
O segundo e último projeto, é sobre a transmissão das sessões da câmara através das redes sociais, de autoria do vereador Guilherme Ferrari. O projeto havia sido apresentado muito anteriormente, passou pelas comissões, teve parecer jurídico e só agora foi votado. Na votação os vereadores Guilherme, Dira, Vagner e Ailton votaram a favor do projeto, sendo que Sueli, Adilsão, Rubão e Quirino votaram contra. Devido ao empate na votação, a decisão ficou na mão do presidente da casa, Marcelão, que por sua vez também votou contra. A justificativa dos que votaram contra, é que o projeto demandaria muito dinheiro público e que não era momento de gastar esse dinheiro. Na oportunidade, Guilherme Ferrari aproveitou para citar a frase do político Leonel Brizola:
“Nossos caminhos são pacíficos, nossos métodos democráticos mas se tentam nos impedir só Deus sabe a nossa obstinação” disse o vereador, citando Leonel Brizola.
Grande Expediente
Neste momento em que os vereadores devidamente inscritos tem um tempo destinado para expor suas opiniões, Ailton aproveitou para falar sobre o mato alto nos terrenos. O vereador disse que fez várias denuncias de terrenos que não estavam com o corte do mato devidamente correto, e que por isso estava acumulando mato, mosquito da dengue e lixo. Ele destacou que a responsabilidade é totalmente do proprietário do terreno, e que para se denunciar é só ir até a secretaria de fiscalização. O vereador Wagner Calixto também aproveitou a oportunidade para salientar a importância de não utilizar veneno para limpar o terreno mas sim contratar alguém especializado que faça a capinagem no local.
Após a fala dos vereadores a sessão foi encerrada e a próxima marcada para o dia 8 de março às 17 horas devido ao decreto estadual.