Confiram as ocorrências atendidas pela Polícia Militar do 18º BPM no fim de semana
Por Comunicação Social – 18º BPM
14 PARA 15 DE JULHO DE 2024
VEÍCULO RECUPERADO
ANDIRÁ: Por volta das 19h, a equipe PM foi acionada por um funcionário da concessionária, que fez contato com o atendimento 190 relatando que havia um veículo batido e abandonado nas proximidades da Rodovia 153. No local, a equipe constatou que se tratava de um VW/Saveiro, placas BCC3E46, veículo que havia sido furtado no município de Bandeirantes, conforme boletim.
Sendo assim, com apoio do guincho da concessionária, foi realizado recolhimento do veículo, e entregue na delegacia de polícia civil de Andirá.
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO- ACESSÓRIO OU MUNIÇÃO
BANDEIRANTES: Às 19h54, depois de um integrante da ROTAM receber a denúncia anônima com fotografias de um atirador (18 anos) do Tiro de Guerra de Bandeirantes, ostentando uma suposta arma de fogo na cintura enquanto fazia uso de cigarros eletrônicos nas redes sociais, de forma pública, visando apurar eventual prática de porte ilícito de armas, a equipe PM deslocou até sua residência na Rua Crispinia Souto Sobrinho, onde realizou a abordagem do noticiado, o qual estava saindo para assumir a guarda no quartel, recepcionando a equipe PM. Cientificado da diligência, confessou o ocorrido, mas alegou que a arma, que na verdade pertencia a um homem de 24 anos se tratava de uma arma de “chumbinho”, cedendo, ainda, autorização, livre de constrangimentos, para buscas em seus aposentos na casa, nada sendo localizado. Oportunidade que o atirador foi liberado da abordagem policial. Em seguida a equipe PM deslocou até a residência do segundo indivíduo, Rua B na vila São Pedro, onde em seguida o noticiado chegou já em posse da referida arma para apresentar a equipe, constatando-se que, de fato, era uma arma de pressão. Ocorre que, ainda assim, que possuía mais 2 armas na residência, das quais informou que seu pai deixou de herança, apresentando-as para equipe PM, constatando-se que se tratavam de 2 espingardas de pressão, todavia a espingarda de coronha verde apresentava no corpo a informação que servia, além de calibre 5,5, também o cal. 22; a outra espingarda, de cabo de madeira, apresentava a mesma dimensão no cano, denotando calçar o mesmo calibre (.22). Ambas apresentavam-se em estado de conservação deteriorada, com teias de aranha, demonstrando que não eram utilizadas, todavia, a pistola de pressão, que estava em boas condições e sem a ponta laranja, que demonstrava se tratar de um simulacro foi apreendida devido o não preenchimento das determinações administrativas já citadas.
Diante do exposto, foi feito o encaminhamento do abordado para os procedimentos cabíveis.
LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE
CONGONHINHAS: Às 19h22, a equipe PM foi acionada para atender uma situação no hospital municipal de ferimento de arma branca, ao chegar no local foi realizado o contato com a mãe da vítima, a qual passou a relatar que se tratava de uma briga de família, em que seu amásio brigou com seu filho por causa de uma caixa de som, sendo que durante a briga seu filho pegou uma madeira e seu amásio pegou uma faca, momento que ela e um vizinho tentaram evitar a briga, mas seu filho foi atingido na região da nuca e no dedo da mão esquerda conforme laudo médico, sendo socorrido pelo vizinho até o hospital municipal.
A vítima, por sua vez, confirmou a versão apresentada pela mãe, bem como foram realizadas diligências, todavia o autor não foi encontrado.
FURTO QUALIFICADO
SANTA CECÍLIA DO PAVÃO: Às 10h34, compareceu no Destacamento PM uma senhora de 46 anos relatando que no sábado, dia 13, por volta das 10h00 da manhã teria saído de sua prioridade rural conhecida localizado entre Santa Cecília do Pavão e Nova Santa Bárbara e que por volta das 10h00 de domingo fora informada por seu cunhado que sua residência estaria aberta e revirada. Em posse das informações, a vítima deslocou a sua prioridade e sentiu falta do seu veículo FORD/F4000 (BTP6G07) de cor azul, relata também que o veículo estava com pouco combustível e possuía em sua carroceria 100 (cem) sacos de adubo, o qual não se recorda a marca. Foi furtada ainda uma HONDA/BIZ 125 (BDI9C18) de cor branca e uma roçadeira da marca Sthil de cor vermelha. Sua residência estava com a porta de entrada arrombada, porém, não notou falta imediata de outros objetos.
Desse modo, foram realizadas diligências, contudo sem êxito em localizar os veículos e objetos até o momento.
FURTO SIMPLES
SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA: Às 11h54, a equipe PM foi acionada na Avenida Antonio Francishini, onde a solicitante de 60 anos relatou que o irmão de 45 anos é usuário de drogas e que furtou um liquidificador, um litro de leite e um de óleo da casa de sua genitora de 96 anos. Relatou ainda que possivelmente o furto tenha ocorrido na madrugada do dia 14, sendo assim orientada quanto ao fato.
LESÃO CORPORAL
SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA: Às 13h30, a equipe PM foi acionada no hospital, onde uma mulher de 48 anos havia sido atendida e relatou que fora atacada por um Pitbull branco com manchas pretas, e ao ser indagada se sabia quem era o dono do animal, informou apenas o apelido do possível proprietário.
Diante do fato, a vítima foi orientada quanto aos procedimentos cabíveis e permaneceu no hospital em observação. A equipe realizou diligências para localizar o possível cão bem como dono, porém, sem êxito até o presente momento.
13 PARA 14 DE JULHO DE 2024
LESÃO CORPORAL – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
ANDIRÁ: Às 23h24, a equipe PM foi acionada na Rua Anísio Sebá, onde a solicitante de 26 anos relatou que seu convivente após ingerir bebida alcoólica e ela insistir para que o mesmo parasse, acabou sendo segurada pelo pescoço e levantada pelo autor, causando lesão visível. Que diante da situação, começou a gritar e sua filha de seis anos que estava dormindo junto com outro filho de três meses acordou e começou a gritar fazendo com que o pai parasse. Informou ainda que ao mencionar que acionaria a PM, o autor deixou o local. Diante do exposto, a vítima foi devidamente orientada.
FURTO SIMPLES
CONGONHINHAS: Às 11h13, um senhor de 63 anos procurou a Polícia Militar relatando que reside no assentamento Marabá e que veio à cidade de Congonhinhas para ir ao comércio, ocasião que sua motocicleta de Marca Honda, Modelo CG 125 Titan, de cor vermelha, de placa AEY-9957 (veículo estava sem placa no momento do fato), estacionada na Rua Otacílio Sales Grube, fora furtada. Relatou ainda que suspeita que o autor do furto seja um morador do mesmo bairro rural que ele reside, haja visto tê-lo visto em atitude suspeita quando estacionava sua moto.
Cabe ressaltar que após consulta através de sistema informatizado, constatou-se que a motocicleta está em situação irregular, sendo a vítima devidamente orientada.
AMEAÇA
SÃO SEBASTIÃO DA AMOREIRA: Às 10h15, a equipe PM foi acionada na Rua Carminela Russo dos Santos, onde segundo solicitação uma mulher de 30 anos fora ameaçada pelo marido e estaria escondida em uma mata com suas crianças. Chegando no local a equipe fez contato com a solicitante, que estava em frente a casa, que relatou que pela manhã ao buscar leite em sua sogra encontrou seu companheiro com outra mulher, fato que desencadeou o desentendimento do casal. Relatou que durante a discussão jogou pedras no carro do autor, e que em seguida o mesmo a seguiu até sua residência, tentando atropelá-la. Posteriormente desembarcou do carro e lhe ameaçou. A vítima demonstrou interesse em solicitar medida protetiva, então a equipe a orientou sobre os procedimentos a serem tomados posteriormente.
VEÍCULO RECUPERADO
SANTA MARIANA: Às 20h43, mediante denúncia a equipe PM foi informada que na Rua Francisco Alves Aviles havia um veículo com indicativo de furto guardado no quintal de uma das residências. Assim, mediante autorização a equipe policial adentrou a residência, onde a moradora de 62 anos acompanhou os procedimentos e onde foi localizado um veículo GM Vectra com registro de furto no ano de 2020. Indagada sobre o veículo, a referida senhora informou que pertencia a seus sobrinho, o qual estaria vindo da cidade de São Paulo para Santa Mariana.
Diante do fato, foi feito o guinchamento do veículo à Delegacia de Polícia Civil para os devidos procedimentos.
LESÃO CORPORAL- VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
URAÍ: Às 22h13, a equipe PM foi acionada na Rua Francisco Rodrigues, onde a solicitante de 50 anos relatou que foi vítima de agressão de seu namorado (36 anos), o qual se evadiu do local em uma motocicleta. Relatou a vítima que o autor lhe enforcou tentando colocar um pano em sua boca para lhe sufocar e lhe agrediu com socos na face causando um hematoma e inchaço no rosto do lado esquerdo, uma lesão na orelha esquerda com cortes e sangramento e hematomas nas nádegas. Que enquanto o autor a agredia o mesmo pedia dinheiro; sendo que após se desvencilhar dele, a vítima conseguiu correr e acionar a PM.
Desse modo, a equipe prestou atendimento e encaminhou a vítima até a Santa Casa de Urai, sendo medicada no local e feito curativo na orelha esquerda, a equipe levou a vítima de volta até sua residência após o atendimento médico e a orientou a procurar a delegacia de polícia civil para requerer medida protetiva, bem como foram realizadas diligências, porém sem êxito em localizar ao autor do fato.