Congresso Nacional inaugura ano legislativo de 2022
Por Lucas Pordeus Leon – Repórter da Rádio Nacional – Brasília
O Congresso Nacional inaugurou o ano legislativo de 2022 nesta quarta-feira em sessão solene com a presença dos presidentes da República, Jair Bolsonaro, e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Fux.
Em um discurso de cerca de 14 minutos, o presidente Bolsonaro enumerou medidas tomadas pelo governo federal, entre elas, as de combate à pandemia, como a aquisição de vacinas e a criação do Auxílio Brasil. O presidente da República exaltou ainda política de privatizações, concessões e desestatizações, o leilão da internet 5G e a continuação da transposição do Rio São Francisco.
O presidente comentou ainda sobre o enfrentamento aos estragos provocados pelas chuvas nas últimas semanas e citou, entre as prioridades do governo no parlamento para este ano, a aprovação da reforma tributária. Ao final, defendeu que a internet seja um ambiente livre de regulação.
Bolsonaro também defendeu a manutenção da reforma trabalhista, aprovada em 2017.
Em seguida, o ministro do STF Luiz Fux fez uma breve fala lembrando das vítimas da covid-19 e desejando êxito aos parlamentares em 2022.
Já o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, enfatizou, no discurso ao parlamento, o problema da inflação e do desemprego no país, e defendeu a aprovação do projeto que fixa um valor do ICMS sobre os combustíveis. O projeto do ICMS sobre os combustíveis foi aprovado na Câmara e aguarda a deliberação do Senado. E o último a falar na cerimônia foi o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, que fez um apelo para que o parlamento aprove projetos importantes também neste ano eleitoral.
Este ano de 2022 é o último da atual legislatura do Congresso Nacional. Os deputados e senadores devem trabalhar até o dia 17 de julho, retornar no dia 1º de agosto e finalizar os trabalhos deste ano no dia 22 de dezembro.
Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde