AndiráBandeirantesCidadesCornélio ProcópioLondrinaSaúde

Governador Ratinho Júnior decide não prorrogar decreto 4942/20

Por GAZETA 369*

O Governador do Paraná, Ratinho Júnior, anunciou na tarde desta terça-feira (14), que o decreto estadual 4942/20, com medidas mais restritivas contra o coronavírus, não será prorrogado. A medida de controle da pandemia retorna para as prefeituras municipais.

O Decreto 4942/20, que teve validade para as regionais de Saúde de Londrina, Cascavel, Cornélio Procópio, Toledo, Cianorte, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba, perde o efeito. A decisão do governador foi tomada, após ouvir a orientação da vigilância epidemiológica. As restrições para a 1ª Regional de Saúde, situada no Litoral, serão mantidas até o dia 21 de julho, segundo a nota do governo estadual..

Com esta decisão, os comércios e prestadores de serviço que foram considerados não essenciais poderão reabrir, dependendo do que cada prefeitura determinar. Assim que entrou em vigor o decreto estadual, municípios das regionais afetadas entraram com pedido de revisão ao governo estadual, em relação as situação dos números do Covid-19 nas regiões afetadas, os quais alegaram estar cumprindo todas as normas de prevenção decretadas anteriormente pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA), não havendo necessidade de penalizar as atividades comerciais.

Comércio vê com alívio a decisão do governo estadual

Segundo informou o presidente da Associação Comercial do Paraná, Camilo Turmina, a decisão de reabertura do comércio chega com alívio e também traz responsabilidade. Turmina disse estar satisfeito com o comércio poder voltar a trabalhar e que todos devem assumir a responsabilidade de não retroceder com as medidas, cumprindo assim à risca as medidas sanitárias para conter o contágio do coronavírus sem a necessidade de fechar novamente.

A Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Casas Noturnas (Abrabar) também se manifestou e espera que a liberdade de trabalho para o setor não seja mais retirada. O presidente da entidade, Fábio Aguayo, propõe que os prefeitos do Paraná aliem o combate ao coronavírus com medidas que salvem vidas e negócios.

Fonte: TRIBUNA PR

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *