CidadesJacarezinhoSaúde

Indicadores do Ministério da Saúde mostram nova evolução da Saúde de Jacarezinho

DA ASSESSORIA

Números do Indicador Sintético Final, avaliação trimestral feita pelo Ministério da Saúde sobre os serviços de saúde pública prestados pelos municípios, mostram um importante salto dos indicadores de Jacarezinho entre o começo da gestão e a atualidade.
Quando a atual gestão teve início a avaliação de Jacarezinho na avaliação do Ministério da Saúde era de de 2,38, enquanto hoje os números chegam a 9,01, mantendo uma curva de crescimento iniciada ainda no primeiro trimestre de 2021 – em uma escala que vai de 0 a 10, sendo 0 a pior avaliação e 10 o melhor cenário na prestação dos serviços de saúde pública.
Para compor a análise, o Ministério da Saúde leva em conta os seguintes fatores: proporção de gestantes com pelo menos seis consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12ª semana de gestação; proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV; proporção de gestantes com atendimento odontológico; proporção de mulheres com coleta de citopatológico; proporção de crianças de um ano de idade vacinadas; proporção de pessoas com hipertensão com consulta e pressão arterial aferida no semestre; e proporção de pessoas com diabetes com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
A avaliação com uma nota atual quase quatro vezes maior que a registrada ao fim de 2020 demonstra que o município evoluiu substancialmente nestes quesitos de Atenção Básica em Saúde, aprimorando e ampliando o atendimento aos moradores.
“Para nós é motivo de alegria cada vez que temos um indicador mostrando evolução dos serviços, ainda mais quando se trata da saúde, área prioritária para qualquer gestão. Quero mais uma vez dar os parabéns a toda nossa equipe da secretaria de Saúde e reafirmar o compromisso com a população de cada vez mais investimentos e melhorias no setor”, comemora o prefeito Marcelo Palhares.
O secretário municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturine, também enaltece as mudanças idealizadas. “O componente da Atenção Básica tem dado respostas positivas na perspectiva de resolutividade do sistema. Além disso, observamos com grande otimismo a reformulação da rede de urgência e emergência que já vem apresentando resultados concretos”.

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *