Justiça Eleitoral de Andirá realiza reunião com partidos, secretários de prédios e Polícia Militar
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
Na última quinta-feira (24), a Justiça Eleitoral do Estado do Paraná – 57ª Zona Eleitoral Andirá realizou uma reunião com representantes de Partidos Políticos, Secretários de Prédios e Polícia Militar, a fim de esclarecer pontos importantes para a realização das Eleições Municipais 2020 que acontecerão no dia 15 de novembro. A Justiça Eleitoral de Andirá é responsável pelas cidades de Andirá, Barra do Jacaré e Itambaracá.
A reunião aconteceu no Fórum Eleitoral Des. Arthur da Silva Leme, teve início às 10h e contou com a presença do novo Juiz Eleitoral de Andirá, Dr. Oto Luiz Sponholz Júnior, da Promotora de Justiça de Andirá, Dra. Mariana Veiga Caires, o Comandante da Polícia Militar do Batalhão de Andirá, Aspirante Oficial PM Stckchneider, o 1º Sargento Segantine; e do chefe do Cartório Eleitoral de Andirá, Valdir Teodoro Silva, juntamente com sua equipe.
A reunião abordou questões sobre o pleito eleitoral 2020, tais como a segurança no dia da votação a cargo da Polícia Militar; o controle com os Secretários de Prédios Escolares; e os procedimentos a serem adotados pelos partidos políticos em relação às novas normas das eleições.
O juiz eleitoral, Dr. Oto enfatizou que a Justiça Eleitoral não proibirá o que a Lei Eleitoral permite, mas fará o papel de fiscalizadora dos partidos, no sentido de verificar as possíveis irregularidades durante a campanha. Um dos pontos estabelecidos foi que, na véspera da eleição (14/11), os partidos deverão entregar na Justiça Eleitoral, às 19h, toda sobra de material de campanhas, com o objetivo de evitar o derramamento de santinhos no dia da votação.
Os cuidados com a COVID-19 deverão ser respeitados durante a campanha eleitoral, entre eles, manter o distanciamento, evitando a aglomeração nos locais de votação; controle de pessoas representantes de partidos políticos é um dos pontos.
Ainda devido a COVID-19, ficou orientado a fazer apenas as carreatas, devendo-se evitar as caminhatas, porém não estão proibidas, mas todas deverão ser comunicadas com antecedência à Polícia Militar e à Justiça Eleitoral.
A Justiça Eleitoral também orientou os partidos para que façam uma campanha construtiva e livre de ofensas, podendo assim mostrar aos eleitores as suas propostas para o bem comum da sociedade.
Neste ano, o horário de votação nas eleições municipais será ampliado em mais 1h, ocorrendo das 7h às 17h. A decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, o horário costumava ser das 8h às 17h. Também será reservado um horário preferencial de votação, das 7h às 10h, para o voto de pessoas acima de 60 anos, que integram grupos de risco para o novo coronavírus.
Veja as regras do que pode e não pode AQUI