Moradores passam apuros com água da chuva em Andirá
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
Moradores do Jd. Nelson Giroldoo (Populares), no alto da cidade de Andirá, passaram apuros com as últimas chuvas que caíram na região norte pioneira, tendo suas calçadas e casas invadidas pela água.
Relatos de moradores apontam a falta de galerias pluviais suficientes, ou seja, bueiros entupidos e um deles que teria sido lacrado com concreto por um morador, na Rua Bernardo Sarmento, fato este que, segundo moradores, não escoa suficiente a água que acaba invadindo as calçadas e algumas casas da Avenida Major Barbosa Ferraz Júnior.
Em período de chuva excessiva, problemas como estes não acontecem somente na cidade Andirá, mas também em outras cidades da região, frutos de mal planejamento da estrutura pluvial de gestões anteriores. Bueiros entupidos, causados pela terra, areia e lixo trazidos com a força da chuva, também pede um alerta à população para que se evite jogar lixo nas ruas e também tomar o devido cuidado em locais onde estão sendo feitas reformas ou construções.
O secretário de obras de Andirá, André Maluzi, informou que a gestão atual está trabalhando para resolver os problemas que já vem desde a formação dos bairros. No caso da Bernardo Sarmento, a fiscalização da prefeitura foi até o local e constatou o bueiro lacrado por um morador da Bernardo Sarnento, e que uma multa será aplicada ao proprietário e o bueiro será novamente reativado.
Obras já estão em licitação
André também informou que a prefeitura já está com um processo de licitação marcado para o dia 7 de março, o qual será escolhida a empresa que realizará obras de engenharia e execução do sistema de drenagem urbana na Rua Bernardo Sarmento, incluindo a retomada do bueiro entupido.
Em entrevista à Radio Timburi, no Timburi Notícias, a prefeita de Andirá, Ione Abib, explanou a agonia que tem vivido pela demora na liberação de verbas para diversas obras prevista para melhorias na cidade, o que acaba fazendo com que alguns serviços atrasem ou ainda não foram executados. “A burocracia emperra o trabalho da prefeitura, mas nós vamos fazer o possível para atender os pedidos da população”, disse a prefeita.