CidadesIbiporãSaúde

Prefeitura de Ibiporã amplia o acesso ao tratamento de hidroterapia para reabilitação de pacientes do município

Por Núcleo de Comunicação Social/PMI

A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou o acesso ao tratamento de hidroterapia como parte das ações de reabilitação oferecidas à população. A iniciativa contempla pacientes com disfunções ortopédicas que comprometem a mobilidade, a estabilidade articular ou o desempenho funcional no dia a dia.

A hidroterapia é uma abordagem fisioterapêutica que utiliza os princípios físicos da água, como flutuação, resistência, pressão hidrostática e temperatura, para promover a reabilitação funcional de pacientes com diferentes disfunções musculoesqueléticas. Realizado em piscina aquecida e conduzido por profissionais capacitados, o tratamento favorece a redução de sobrecargas articulares, promove o fortalecimento muscular progressivo, a melhora da circulação e o resgate da mobilidade de forma segura.

O serviço é voltado especialmente para pessoas com necessidades específicas de reabilitação e realizado em grupos, sempre mediante avaliação fisioterapêutica e encaminhamento adequado. O fisioterapeuta Dr. Vinícius Rosin destaca a diferença entre hidroginástica e hidroterapia: “Enquanto a hidroginástica é conduzida por um profissional de Educação Física e voltada à atividade física geral e ao condicionamento físico, a hidroterapia é um tratamento com base em diagnóstico clínico, voltado a pacientes com alguma condição de saúde. O fisioterapeuta avalia, traça a conduta e acompanha de perto todo o processo de reabilitação.”

Para o prefeito José Maria, investir em ações como essa é cuidar verdadeiramente das pessoas: “A hidroterapia é mais do que um tratamento físico, ela representa esperança, acolhimento e dignidade para quem busca se reerguer  a uma condição de saúde que compromete a qualidade de vida. Quando investimos em um serviço como esse, estamos reafirmando nosso compromisso com uma saúde pública acessível, resolutiva e verdadeiramente transformadora. É um investimento importante que a Prefeitura de Ibiporã faz, por meio do SUS, para garantir que aqueles que precisam tenham a oportunidade de recuperar sua autonomia e qualidade de vida, independentemente da condição financeira. Afinal, reabilitar, cuidar e transformar vidas é a nossa missão, além de cuidar das pessoas com respeito, empatia e excelência”, destacou.

As sessões são ministradas por profissionais capacitados, e o serviço é oferecido com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para mais informações sobre a hidroterapia e os critérios de encaminhamento, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone (43) 3178-8404.

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *