Pronunciamento da prefeita de Andirá alerta sobre o coronavirus e suspende algumas atividades no município
A prefeita Ione Abib, a secretária da saúde, Ednyra Godoi; e a diretora da Vigilância Sanitária, Andreza Soares Manfrim, fizeram um pronunciamento à imprensa e às Redes Sociais, na Câmara Municipal, na manhã de terça-feira (17), a fim de alertar a população sobre os cuidados com surto de Coronavirus (COVID-19).
Por quinze dias, atividades em Setores como Escolas Municipais, CCI, Esporte, transporte universitário, ficam suspensos a partir do dia 18 de março. Segundo Ione Abib, todo cuidado precisa ser tomado e a população precisa se conscientizar do perigo eminente. O atendimento na prefeitura passa a ser feitos por agendamento, através do telefone (43) 3538 8100.
O pronunciamento veio após o governo estadual lançar um decreto suspendendo algumas atividades que envolvam aglomeração de pessoas em todo o estado, entre elas, escolas estaduais e universidades.
Na semana passada, a prefeitura, juntamente com a Secretaria de Saúde, iniciou um trabalho de conscientização nas igrejas católicas e evangélicas. Na católica, houve o amparo da CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, que optou por suspender as atividades nas igrejas, tendo somente a transmissão de missas pela internet e rádio.
Setores como o Hospital Beneficente e Asilo terão visitas reduzidas para evitar o possível contágio com os pacientes. “O momento não é para pânico, mas sim responsabilidade. Sei que somos um povo afetivo que gosta de abraçar e beijar, mas nesse momento devemos manter a distância, para o nosso próprio bem”, disse a prefeita Ione.
Acompanhada de sua equipe, Ednyra Godoy também falou sobre os cuidados com o vírus. Mencionou que no município de Andirá ainda não há nenhum caso registrado de coronavirus, mas existem duas pessoas, uma criança e um jovem, em observação devido terem tido contato com parentes da Itália. “Ambos passam bem, mas estamos monitorando”, destacou a secretária de saúde.
Ednyra informou que a melhor medida sempre será a prevenção: lavar as mãos com água e sabão, manter a higiene em dia. O uso do álcool gel deve ser usado quando se estiver fora de casa. Deve-se evitar o contato social ao máximo. “Os setores de saúde estarão em alerta, pois são os únicos que não podem parar, por isso será preciso ter paciência com o trabalho dos profissionais”, afirmou Ednyra.
Na manhã desta quarta-feira (18), a prefeita e sua equipe se reuniram com donos de academias do município, afim de que se tomem as devidas medidas, visto ser um local de fluxo de pessoas. A sugestão foi a paralização por quinze dias.
A prefeitura disponibilizou um número exclusivo para o esclarecimento sobre o coronavirus: 43 3538-2954.
Combate à Dengue
Outra preocupação lembrada foi o combate a Dengue que não pode cair no esquecimento, pois também é preocupante. A diretora da Vigilância Sanitária destacou que o trabalho de prevenção ao mosquito da dengue continua, que a população deve colaborar fazendo a sua parte, mantendo o quintal em ordem para evitar a proliferação do mosquito.
Câmara Municipal terá portas fechadas
Com a presença do presidente da Câmara Municipal, Gilmar Rezende e demais colegas da Casa de Leis, Robson Stefanuto, Gilmar Leonardo e Claudemir Dragoni, ficou determinado que as sessões passam a ser feitas de portas fechadas, somente com a presença da imprensa, com transmissão pela Rádio Cultura AM.