AndiráCidadesSaúde

Secretaria da Saúde de Andirá alerta para a baixa procura de vacinação da gripe H1N1

Por Wilson Barbosa

A Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza H1N1, que começou no dia 23 de março e vai até o dia 30 de junho, está com baixa procura pela população, principalmente entre as crianças, gestantes e a nova faixa etária estipulado para este ano (55 a 59 anos).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento* a Campanha vacinou apenas 23,9% crianças no município. Trabalhadores da Saúde foram vacinados cerca de 326 profissionais (de um total de 420) e Puérperas, 50%; Idosos, 98,48%; Adultos de 55 a 59 anos, 19,90%

Aline de Andrade, Téc. de Enfermagem, responsável pela aplicação da vacina no Posto Central de Andirá. (Foto: GAZETA 369)

A baixa procura não é uma realidade só do município de Andirá, mas de toda região, conforme relatou a Diretora do Departamento de Administração do Posto Central de Saúde Municipal, Mayara Oliveira Miranda Paludeto, mas que o alerta é especial aos munícipes andiraenses.

Outro fator preocupante destacado por Mayara são as gestantes que tiveram apenas 47,42 % vacinadas (92 de um total de 194 no município), lembrando que a vacinação não se refere somente as mães atendidas pelo SUS, mas também as da Rede Particular.

A Enfermeira do Posto Central, Verônica Rodrigues Ferreira, faz um alerta às mães para importância da vacinação das gestantes contra a Influenza, as quais estarão protegendo também os bebês, fator mais do que importante.

Agente de Saúde verifica a temperatura do paciente no Posto Central de Andirá. (Foto: GAZETA 369)

Neste ano o Ministério da saúde iniciou uma nova faixa etária de vacinação que são os adultos de 55 a 59 anos, mas a procura ainda está muito baixa. Outro fator importante são os idosos que compõem o grupo de risco e são passivos de óbitos e necessitam uma atenção maior e devem procurar os postos.

A Secretaria de Saúde de Andirá informa que quem ainda não se vacinou deve procurar os postos de saúde do município, com exceção da UBS Santa Helena que está atendendo exclusivamente aos casos de COVID-19. Lembrando que todos os cuidados com a COVID-19 são tomados pelos agentes ao atender os pacientes que procuram as Unidades Básicas de Saúde do município.

Equipe da recepção do Posto Central de Andirá. (Foto: GAZETA 369)

*Dados do dia 09/06/20

Acompanhem a reportagem completa no Resumo da Semana:

 

Wilson Barbosa

Jornalista e professor de Língua Portuguesa, formado pela UENP (FAFIJA); Twitter: @wilsonbarbosa66

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *