Secretaria da Saúde lança projeto Bebê a Bordo em Andirá
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
A Secretaria da Saúde de Andirá lançou, na última sexta-feira (7) no Cine Teatro São Carlos, o Projeto Bebê a bordo, destinado às gestantes do município e que visa a descentralização dos serviços de pré-natal na cidade. Além dos profissionais da saúde municipal, o encontro também contou com a participação da 18ª Regional de Saúde.
Segundo explicou Mayara Oliveira Paludetto, diretora do departamento de administração da Secretaria de Saúde, até então o serviço de pré-natal era feito na UBS do Jardim Santa Helena e a partir de agora as gestantes serão acompanhadas nas unidades de cada bairro. O objetivo é facilitar o acesso das gestantes e criar um vínculo maior entre mãe e equipe médica. O serviço passou a funcionar nesta segunda-feira (10).
Mães gestantes estiveram presentes e acompanharam a equipe técnica da 18ª Regional de Saúde, através do Dr. Claudio Hirai, que explicou como funcionará o novo projeto BEBÊ A BORDO, que já está sendo aplicado em outras regiões do estado:
Dr. Claudio parabenizou a iniciativa da prefeita Ione Abib, da secretária Ednyra Godoi, da profissional Mayara e os profissionais envolvidos, os quais estão empenhados para realizar este trabalho. Fez também um apelo às gestantes do SUS ou Particulares para apoiar este projeto:
Silmara Rodrigues dos Santos, moradora do Timburi, achou ótima a iniciativa, visto que antes tinha que se deslocar até o Santa Helena, mas que agora fará o restante do pré-natal no próprio bairro. Destacou também que o conteúdo da palestra foi muito útil.
A prefeita Municipal, Ione Abib, informou que o projeto Bebê a Bordo veio para melhorar o atendimento às gestantes, visto que a centralização foi feita há alguns anos no Santa Helena, que antes era destinado somente às mães, mas hoje já atende também a outras especialidades. “Nada melhor que as gestantes sejam atendidas no seu local, pois nem todas têm veículos para se deslocar até a UBS. Conversamos com nossos médicos e eles se dispuseram a ir aos postos dos bairros para atender as futuras mamães”, complementou a prefeita.
O evento terminou com a distribuição de um livro explicativo e um café bem recheado às mães gestantes e convidados presentes.