Vasco irá pedir anulação da partida contra o Inter após falha no VAR
Por Onefootball
O Vasco irá buscar anular a partida contra o Internacional que ocorreu neste domingo (14). O Gigante da Colina anexou na sumula do jogo um ofício, assinado pelo presidente do clube, Jorge Salgado, alegando que a falha no VAR foi fundamental para a derrota por 2 a 0. A informação é da jornalista Gabriela Moreira, do GloboEsporte.com.
Vasco da Gama pedirá anulação da partida contra o Internacional.
— Vasco da Gama (@VascodaGama) February 14, 2021
O clube ainda confirmou que os membros do VAR pediram que a Vasco TV retirasse uma câmera que cobriria a linha de impedimento do lance. Essa informação foi dada pelo jornalista Lucas Pedrosa, da Band. Ainda neste domingo, o Vasco publicou uma nota em seu site oficial.
“O que presenciamos hoje em São Januário foi mais uma repetição do ultraje que tem sido a atuação da arbitragem da CBF em nossas partidas. Pediram para retirarem uma câmera da Vasco TV, ‘descalibraram’ a linha e ironizaram nosso treinador dizendo que avaliariam as imagens ‘de casa’. Já são 18 apitos contra o Vasco, em uma disparidade desrespeitosa em relação a qualquer outro time da competição. Estou acionando a CBF por telefone hoje para uma reunião esclarecedora. Vamos requerer na justiça desportiva a anulação desse jogo”, declarou Salgado.
No primeiro tempo, Rodrigo Dourado marcou o primeiro gol do Internacional em posição duvidosa, só que a “falta de calibragem” das linhas utilizadas pelo VAR para impedimentos impediu que a analise fosse feita. Com isso, a marcação de campo prevaleceu.
Confira a nota completa:
“De acordo com as normas aplicáveis ao VAR e previstas nas Regras de Futebol 2020/21 da CBF, nos jogos em que o VAR é utilizado pela arbitragem, o “VAR automaticamente deve “checar” as imagens gravadas das câmeras de TV, em todo possível ou real gol, pênalti ou decisão/incidente de cartão vermelho direto, ou em caso de identificação equivocada, utilizando diferentes ângulos de câmeras e velocidades de replay” (p. 151).
No entanto, não foi isso que se viu no jogo Vasco x Internacional, quando o Vasco foi claramente prejudicado – novamente, diga-se de passagem – pelo VAR. Dessa vez, sistema do VAR deixou de funcionar justamente no momento da checagem do gol do Internacional, cujo autor estava claramente em posição de impedimento, como demonstrando por diversos ângulos pelas câmeras de televisão.
Essa inadmissível falha do VAR feriu de morte a lisura da partida, tornando-a anulável. Por isso, requeremos a anulação da partida Vasco x Internacional ocorrida em 14/02/2020, com a consequente remarcação da partida em nova data e com um VAR em pleno funcionamento.”
Foto de destaque: Bruna Prado/Getty Images