Secretária de Saúde presta esclarecimentos na câmara municipal de Andirá
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
A Câmara Municipal de Andirá recebeu na sessão desta segunda-feira (6) a visita da secretária de saúde, Ednyra Aparecida Sanches Bueno de Godoy Ferreira para prestar esclarecimentos sobre os trabalhos feitos pela saúde no município.
Há muitas sessões, os vereadores vêm relatando queixas de munícipes sobre o andamento da saúde municipal. Entre as queixas, estão a falta de remédios, demora na marcação dos exames; demora nas cirurgias e o mal atendimento, em alguns casos.
Na sessão, foram apresentados três Projetos de Lei, de autoria do executivo, entre eles o PL nº 21/2019 – que trata da autorização para a abertura de crédito adicional especial, em favor da APAE / Andirá, no valor de R$ 30.110,35. Também foram apresentados requerimentos do vereador André Anderson Rossato (nº 31/2019), solicitando explicações a secretária de saúde sobre o atendimento do médico no Posto de Saúde do Bairro Timburi; e o requerimento 8/2019, de autoria do vereador Antônio Rodrigues de Araújo (Toninho da Ambulância) ao executivo, sobre possibilidade de instalação nas praças um parque infantil e play Ground.
A casa de leis também recebeu da secretária de saúde a resposta de todos os ofícios encaminhados pelo vereador André Rossato, com esclarecimentos dos andamentos dos trabalhos na saúde.
A secretária de saúde, Ednyra Godoi – como é conhecida – foi à tribuna e explanou aos vereadores a situação da saúde no município de Andirá, que procuram fazer o máximo para atender a população, mas que alguns imprevistos acabam acontecendo;
Sobre a falta de médicos, Ednyra explicou que o município passou pela desistência de alguns profissionais, que foram fazer residência em algumas especializações e por isso acabaram deixando o posto, mas que a regra de atendimentos tem sido de 15 a 20 pacientes por período. Explicou que a situação já está se normalizando, citando o exemplo da Dra. Juliana que está atendendo no Posto Timburi nas terças, quartas e quintas-feiras e que, graças a um acerto, também está atendendo no bairro Industrial, juntamente com o Dr. Hugo Daloci.
Segundo a secretária, até o mês de junho o município contará com a atuação de dois médicos, do programa Mais Médicos. Lembrou que a saúde pública é para todos, mas a porta de entrada será sempre pelos postos dos bairros. Disse isto porque a saúde o município, de tão bem conceituada que está sendo, vem recebendo até mesmo pacientes do sistema particular. Ednyra explicou que o SUS é um exemplo em todo o mundo, mas que precisa ser bem trabalhado:
Outros assuntos também foram esclarecidos pela secretária de saúde, entre eles, as consultas, que, segundo reclamações as vezes demoram para ser agendadas; a espera para se fazer cirurgias; a espera de próteses, a falta das fitas de diabetes, entre outros.
Ednyra chamou a atenção dos pares que tenham consideração de que a equipe da secretaria de saúde está se desdobrando para proporcionar o melhor atendimento, mas que falhas podem ocorrer, mas que estão empenhados em corrigi-las e fazer o melhor pela saúde da população. “Fazemos um trabalho transparente e por isso estamos de portas abertas a quem quiser acompanhar. É preciso que a população entenda que muitas vezes o problema não é resolvido rapidamente, devido aos trâmites burocráticos que muitos não querem seguir, exigindo que seja resolvido num piscar de olhos”, esclareceu a secretária.
A secretária destacou que a gestão atual modernizou a saúde no município ao informatizar toda a rede. Disse que até os agentes que fazem trabalho externos estarão munidos de Tablets com informações do sistema em tempo real, o que tem facilitado e muito o trabalho da equipe de saúde. “Olha, até mesmo as fichas antigas foram atualizadas no sistema atual. Não deixamos de atender ninguém”.
Ednyra agradeceu e muito o repasse de R$ 150 mil feito pela câmara municipal à saúde, pois foi muito útil. Comentou também que o setor agora conta com quatro Ambulâncias zero e uma van que melhorarão o atendimento.
O vereador André Rossato, autor da maioria dos requerimentos cobrando explicações da secretaria de saúde, agradeceu a presença da secretária Ednyra e explicou que a linha de trabalho que ele adota tem sido fazer tudo por escrito, através de requerimentos;
“Eu preciso de números e informações para poder dar um retorno ao munícipe, pois se o que ele estiver cobrando não estiver de acordo com a verdade, terei como argumentar”, disse o vereador, que deixou claro que não faz os requerimentos para polemizar e sim para fiscalizar, pois é cobrado a todo instante pela população.
O vereador Robson Stefanuto tomou a palavra dizendo que nesta visita os vereadores e toda população que acompanhou receberam uma aula sobre como funciona a saúde no município. Assim como lembraram os demais vereadores Prof. Paulo, Pepe e João Padeiro – que chegou a se emocionar, pois vive na pele a questão de usar o sistema público de saúde – é preciso de bom senso nas reclamações que são feitas e dar um crédito ao trabalho da equipe de saúde no município.
O vereador André e os demais colegas concluíram que a vinda da secretária a câmara foi muito produtiva, afirmando que e é assim que tem que ser. “O povo nos cobra e nossa função é fiscalizar”, concluiu.