CAMPEÃO! PALMEIRAS VENCE AMÉRICA-MG E FATURA TAÇA DA COPINHA
Por Nosso Palestra / OneFootball
É campeão! Na tarde desta terça-feira (25) o Palmeiras venceu o América-MG por 2 a 1, no Canindé, em São Paulo, em jogo válido pela final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e faturou a maior competição das categorias de base pela segunda vez consecutiva. Os gols palestrinos foram marcados por Ruan Ribeiro e Patrick
O Palmeiras chegou a duas conquistas da Copinha, igualando Nacional-SP e Ponte Preta. Ao vencer por duas temporadas seguidas, o Verdão iguala Corinthians, Santos, São Paulo, Inter e Ponte Preta. Antes desta edição, o Alviverde havia chegado em três finais da competição, perdendo nos anos de 1970 e 2003, e vencendo em 2022.
O JOGO
A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior começou agitada desde os primeiros minutos. Quem teve as melhores chances nos primeiros minutos foi o América-MG, que finalizou aos cinco e aos sete minutos.
No entanto, a primeira chance real de gol saiu com Vitinho, aos nove. Em jogada de Kevin, o camisa 18 finalizou cruzado, com a bola passando perto da trave esquerda da meta do Coelho. A resposta do adversário veio logo em sequência, em um bombardeio na área com três de oportunidades, sendo duas travadas da defesa palestrina e uma defesa de Aranha.
O gol palmeirense saiu aos 19, com o artilheiro Ruan Ribeiro. Gustavo Mancha achou belo lançamento para Vitinho, que se projetou atrás do zagueiro e encontrou o camisa 9 livre dentro da pequena aérea para completar. 1 a 0.
O Palmeiras se retraiu e buscou o contra-ataque, mas foi bem aniquilado pela defesa adversária. O América teve boas chances e obrigou Aranha a fazer bela defesa aos 27.
No único momento de grande falha defensiva do Palmeiras, Adyson faz uma bela jogada na linha de fundo, e foi derrubado por Léo. O árbitro marcou pênalti a favor do Coelho! Na cobrança, Renato Marques cobrou e Aranha fez a defesa, mas o árbitro ainda não tinha apitado. Na segunda cobrança, o América empatou.
Nos minutos finais, Ruan Ribeiro teve a chance de ampliar, mas isolou. O América ainda reclamou de novo pênalti em lambança de Henri, mas a arbitragem mandou seguir. 1 a 1 no intervalo.
O segundo tempo se iniciou de maneira antagônica ao primeiro. Com o América-MG dominante, o Verdão não passou do meio campo nos primeiros 15 minutos, e viu o rival colecionar escanteios e até mesmo ter um gol anulado por impedimento.
A equipe palestrina respirou só aos 17 minutos, depois de duas mudanças de Paulo Victor Gomes. Com Kevin, o Palmeiras teve três grandes oportunidades de marcar, todas após fazer pressão alta na saída de bola. Kevin, duas vezes, e Estevão perderam grandes chances, e obrigaram o goleiro Cássio a fazer boas intervenções.
A quarta oportunidade aconteceu em contra-ataque de Ruan Ribeiro, Estevão. O camisa 7 lançou Kevin, livre na área, que desperdiçou. Após um início complicado, o Verdão havia finalmente entrado no jogo.
Em jogo-franco após os 30 minutos, ambas as equipes tiveram chances nas 15 últimas voltas no ponteiro. Pelo lado palestrino, Vitinho perdeu após belo cruzamento de Gilberto, Kevin isolou após contra-ataque rápido, e Daniel arrematou e tirou tinta da trave. O América também levou perigo em chute de Theo.
Já nos acréscimos, Patrick aproveitou bate rebate na área após cobrança de escanteio e completou para o fundo da rede. Aos 47 minutos da segunda etapa, o Palmeiras sagrou-se campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior.