AndiráCidadesEducação

Escola Municipal Cívico-Militar Criança Feliz desenvolve projeto com metodologias ativas, através da MATIFIC

Por Assessoria de Imprensa – PMA

Com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, a integração, as habilidades lógicas e a capacidade de resolução de problemas com desafios reais e criativos, promovendo a curiosidade entre as crianças, a Escola Municipal Integral Criança Feliz está aplicando uma inovadora estratégia educativa, através de uma plataforma de jogos matemáticos, em que os resultados têm sido de forte absorção dos conhecimentos.

A Matific é uma plataforma de gamificação e de aprendizagem matemática desenvolvida por especialistas brasileiros em educação, voltada para o despertar criativo de soluções e inovações, por meio das mediações tecnológicas. Entre os objetivos, estão: desenvolver habilidades matemáticas nas crianças de forma lúdica, interativa e eficaz, utilizando recursos digitais; dinamizar os processos de ensino e aprendizagem por meio de uma abordagem pedagógica construtivista que mistura gamificação com resolução de problemas do cotidiano, promovendo o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.

Professores e gestores da instituição de ensino destacaram o diferencial desta metodologia ativa, destacando a importância da cultura digital e da interface entre comunicação e educação. Para a Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Profª Maria Cláudia Selleti, esta proposta contribui com o aumento do interesse dos alunos em áreas como a matemática, mas, também, instiga o sentido de coletividade nas resoluções de situações. A reflexão é compartilhada com a Profª Roseli Fernandes, diretora da Escola Integral, que apontou os mesmos diferenciais, enaltecendo, ainda, o excelente trabalho dos professores no acolhimento e mobilização para o projeto.

A Secretária Municipal de Educação, Profª Rosilene Marques, também destacou o papel estratégico deste projeto, lembrando que a ação pedagógica diferenciada atende os pressupostos de competências da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, principalmente, no viés da cultura digital e da comunicação, mobilizando interdisciplinaridade e promovendo o desenvolvimento de novas habilidades e competências. Ela destacou, ainda, que o projeto será também implementado, gradativamente, em todas as outras unidades de ensino.

 

Formação em mediações tecnológicas

O campo dos estudos e práticas pedagógicas em mediações tecnológicas, metodologias ativas e educomunicação, será tema de módulos de formação docente (teórico e prático), que a Secretaria de Educação, através da coordenação de Formação Continuada e Gestão de Projetos Educacionais, ofertará aos professores, gestores e servidores da rede de ensino municipal. Além deste tema, outros que também inserem-se no cotidiano dos docentes integram a formação pedagógica continuada, visando a modernização do sistema de ensino, a dinamização de práticas educativas e o apoio direto aos professores e instituições, para o fomento de novos projetos.

Fonte: Tiago Dedoné

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *