Câmara MunicipalJacarezinho

Estado confirma que repasses ao SAS de Jacarezinho estão em dia e que responsabilidade por pagamentos é da Santa Casa

Informações foram solicitadas pelo vereador Waguinho da Saúde, que segue acompanhando a situação da saúde no município

Por Assessoria de Imprensa

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), confirmou oficialmente que todos os repasses destinados ao Sistema de Assistência à Saúde (SAS) de Jacarezinho estão em dia. A informação foi enviada ao vereador Waguinho da Saúde (PP), que havia solicitado esclarecimentos sobre possíveis atrasos e problemas no atendimento prestado pela Santa Casa de Misericórdia de Jacarezinho.

De acordo com os documentos oficiais (Ofício nº 746/2025 e Informação nº 037/2025), não há ausência de repasses por parte do Estado. Todos os pagamentos referentes ao custeio do SAS foram realizados regularmente nos últimos seis meses, conforme comprovantes anexados à resposta.

Além disso, o Governo esclareceu que possui contrato apenas com a Santa Casa de Jacarezinho, que venceu o processo licitatório para prestação de serviços. A Santa Casa pode subcontratar até 49% dos recursos recebidos para clínicas e outros serviços, mas a responsabilidade pelos pagamentos a esses fornecedores é inteiramente da gestão da Santa Casa, e não do Estado.

O relatório também informa que o Governo, como gestor do contrato, apenas fiscaliza os repasses e já notificou extrajudicialmente a Santa Casa para que regularize os pagamentos em aberto com seus fornecedores. Um novo processo licitatório para atendimento na região já está em andamento.

Exames e cirurgias continuam sendo realizados
Sobre a alegação de que o SAS estaria sem agendar exames e procedimentos cirúrgicos, o Estado afirmou que a informação não procede. Foram enviados relatórios comprovando a realização de exames e cirurgias nos últimos dois meses na macrorregião.

Questionado também sobre as reclamações recentes, o Governo do Paraná esclareceu que as manifestações recebidas pelo Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias (SIGO) foram solucionadas pela entidade contratada, embora não possam ser divulgadas individualmente devido às regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Waguinho reforça necessidade de fiscalização
O vereador Waguinho da Saúde, autor do pedido de informações, afirmou que seguirá acompanhando de perto a situação e cobrando soluções.

“É fundamental garantir que o recurso público esteja sendo corretamente aplicado e que a população tenha acesso a um atendimento de qualidade. Vamos continuar fiscalizando e lutando para que a saúde de Jacarezinho funcione como deve”, ressaltou o vereador.

Waguinho também participa ativamente das discussões sobre a abertura de uma CPI na Câmara Municipal para apurar denúncias sobre a gestão da Santa Casa. A expectativa é de que a comissão seja instaurada nos próximos dias

Gazeta 369

Jornal GAZETA 369 - Notícias do Norte Pioneiro do Paraná, nas cidades que compõem o eixo da BR-369: Andirá, Cambará, Bandeirantes, Santa Mariana, Cornélio Procópio, Barra do Jacaré, Itambaracá, Jacarezinho, Londrina e demais municípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *