Andirá é campeão de futebol nos 32° Jogos da Juventude
Andirá 0 (4) x 0 (2) Nova Fátima, com disputa emocionante nos pênaltis
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
Na tarde de sábado, no estádio municipal do Andradão, os meninos de Andirá venceram o Nova Fátima nos pênaltis por 4 a 2 e são campeões medalha de ouro dos 32° Jogos da Juventude – Fase Regional B, que foram realizados de 22 a 28 de julho na cidade de Andirá. A equipe do Nova Fátima ficou com o a medalha de prata, em 2º lugar.
Com a presença maciça da torcida andiraense, da prefeita Ione, vereadores e pais dos atletas, Andirá conquistou o primeiro título da categoria. Agora os meninos vão representar Andirá na próxima etapa que será na cidade de Francisco Beltrão – PR em novembro.
O jogo foi bem disputado para ambos os lados e, debaixo do sol quente, muitas chances foram perdidas e o gol não saia. A equipe andiraense teve um desfalque no segundo tempo, com a expulsão Lucas Demarchi, aos 12 minutos, após uma dividida de bola pela lateral direita. Mesmo assim, a equipe do Nova Fátima não soube aproveitar o fato de Andirá estar com um homem a menos, acabando o jogo em 0 a 0, indo para a cobrança de pênaltis, onde o goleiro Luis Felipe Meira Brito – popular Banana – salvou a equipe defendendo dois pênaltis, levando a equipe à medalha de ouro.
O técnico de Andirá, Marcos Cipriano – o Marcão, atribuiu a vitória ao fruto do trabalho que vem fazendo com os meninos, visto nos anos anteriores jogaram com equipes superiores e não conseguiram o título que conquistaram dessa vez:
Emocionado, Banana agradeceu a Deus, aos companheiros e ao treinador Marcão pela confiança no seu potencial: “Não tenho palavras… só posso dizer que Deus é bom demais, pois chegamos a final com os pés no chão, sempre confiantes”, disse Banana.
A equipe de Nova Fátima ficou com o 2° Lugar, mas foi guerreira e lutou até o fim não dando espaço para Andirá, mas nos pênaltis não conseguiu acertar e furar a barreira do goleiro adversário. O Técnico Ivano Soares lamentou a derrota e lembrou que sua equipe faz parte de um projeto social implantado pela prefeitura de Nova Fátima, o qual vem colhendo bons frutos, mas que a conquista leva tempo. “Infelizmente nossos meninos não foram felizes nas cobranças dos pênaltis, mas faz parte”, finalizou o técnico.
O zagueiro José Eduardo, do Nova Fátima, também ficou emocionado, mas reconheceu o merecimento da equipe adversária. “Foi uma partida incrível, mas na vida não é todos que ganha, às vezes um tem que perder”, disse José.
O vereador Adilson Geraldo Luiz de Oliveira, o popular Pepe, que assistiu à partida e participou da entrega das medalhas, disse que os atletas e equipe técnica estão de parabéns, pois foi esta foi uma conquista inédita:
Os Jogos da Juventude do Paraná foram promovidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio da Prefeitura de Andirá.
Arbitragem:
Árbitro: Erivelton de Sousa (Cambará); Auxiliar 1: Heitor fortunato (FPF – Urai) Auxiliar 2: Reginaldo Ap. De Souza (Cambará); Quarto árbitro: Edson Pio (Cambará); Quinto Árbitro:Hermes Alves de Moraes (Jaboti); Coordenador de arbitragem: José Walmir (Mil – Jacarezinho)
Ouça demais reportagens:
Jogador Cristian converteu o pênalti da vitória:
Alberto Alves, Fininho, Pai do Felipe (4):
Jogador Fininho não entrou, mas apoiou os colegas o tempo todo:
Gustavo Borges foi desafiado e fez o pênalti com maestria:
Érica – Mãe de João Éric:
Uma palavra com mestre Valdemar Gonçalves e seu aluno José Gustavo:
Zagueiro José Eduardo, do Nova Fátima fala da lição da derrota: