Educação e Saúde formalizam pacto de desenvolvimento do PSE
A Prefeitura de Bandeirantes, através das secretarias municipais de Educação e Saúde, realizou na manhã de sexta-feira (15) a adesão e também a assinatura do Termo de Compromisso entre as referidas secretarias na formalização do pacto para o desenvolvimento do PSE (Programa Saúde na Escola) do Ministério da Saúde.
O prefeito Lino Martins, secretária da Educação e Cultura, Valquiria Bonacini Martins, e secretária da Saúde, Daiane Tomé, firmaram os compromissos e trataram durante a reunião sobre as responsabilidades, metas inerentes à execução do programa, e formação permanente de profissionais de saúde e educação dentro dos territórios de responsabilidades. “O programa tem foco e objetivos de ações quanto a promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos alunos”, comentou Daiane.
A partir da assinatura, as secretarias realizarão a constituição de grupo de trabalho intersetorial para a gestão do PSE no Município, que também deverá promover a articulação com projetos políticos pedagógicos das escolas que estarão envolvidas no PSE, e ainda como deverão definir estratégias específicas de cooperação no que se refere aos cuidados dos escolares identificados com necessidades de saúde. Para o prefeito Lino Martins muitas das ações já são realizadas no Município pelas secretarias, contudo, a adesão formal ao programa deve também garantir mais recursos para a realização de ações, organização e planejamento das atividades.
A secretária da Educação, Valquiria Bonacini Martins, enfatizou que a Educação e a Saúde do Município reforçam ainda mais a parceria com o programa, onde a finalidade é contribuir de forma mútua a formação integral dos alunos e proporcionar melhoria na qualidade de vida, dentro e fora do ambiente de ensino.
O PROGRAMA – O PSE foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286. A base do programa é a articulação entre escolas e a Rede Básica de Saúde. O objetivo é desenvolver políticas públicas de saúde e educação para o público alvo, promovendo saúde e educação integral.
O Programa engloba 12 eixos preconizados pelo Ministério da Saúde e da Educação. São eles: alimentação saudável; sexualidade; tabagismo, álcool e outras drogas; cultura da paz; segurança no trânsito; saúde bucal; segurança no trânsito; atualização da caderneta de vacinas; combate ao Aedes Aegypt; acuidade visual; práticas de atividades físicas; doenças negligenciáveis e saúde auditiva.