Andirá é destaque entre 46 municípios no “Programa Melhor em Casa”
Por Gazeta 369*
Entre 46 municípios que integram o Norte Pioneiro, Andirá se destaca por ser o único município a proporcionar o atendimento Programa Melhor em Casa às famílias.
O Programa Melhor em Casa é um serviço indicado a pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair de casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.
A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente um cuidado mais próximo da rotina da família, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções, além de estar no aconchego do lar.
Nos casos em que o paciente precisa ser visitado semanalmente ou mais, ele poderá ser acompanhado por equipes específicas de Atenção Domiciliar, como as que fazem parte do Programa Melhor em Casa. O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas.
A equipe de Andirá é formada pela Coordenadora Thaís A. Araújo, que também é farmacêutica; pela enfermeira Mariana Luiz da Silva; pela médica Jéssica da J. Rocha; pela Psicóloga Hayalla Leticia D. Valentin; os técnicos de enfermagem Daniel G. Cedaro, Nalcinéia S. Rodrigues e Valquíria Lopes das Dores; e os fisioterapeutas Jonara Romero, Regina Prado e Adriana Bertesin.
O programa surgiu através da idealização e empenho da secretária municipal da saúde Ednyra Godoy e da diretora do departamento administrativo da saúde Mayara Miranda.
Os Benefícios do Melhor em Casa são:
• Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa e perto da família;
• Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças;
• Pacientes submetidos à cirurgias e que necessitam de recuperação, quando atendidos em casa apresentam redução dos riscos de contaminação e infecção;
• Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais;
Vale ressaltar que o Programa Melhor em Casa atende cerca de 120 pessoas, uma média de 450 procedimentos mês.
“É com projetos como este que buscamos a cada dia trazer a qualidade de vida para nossa população, e assim juntos fazermos uma Andirá melhor para todos”, destacou a secretária de saúde Ednyra Godoy.
*Fonte: Assessoria de Comunicação – PMA