AndiráCidadesSaúde

Andirá inicia vacinação contra a Covid-19

Por Wilson Barbosa – GAZETA 369

A Secretaria de Saúde de Andirá iniciou na última quarta-feira (20) a vacinação da linha de frente da Saúde de Andirá, com a chegada das 184 doses da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o instituto Butantan.

A vacinação foi feita no Posto de Saúde Central e o primeiro a ser vacinado foi o médico Dr. Gerson Gomes, seguidos pelo Dr. Saulo Menezes, que esteve a frente do Posto Sentinela; em seguida também foram vacinados o enfermeiro Thiago José Norberto da Costa e o motorista José do Carmo. Os demais funcionários da saúde foram vacinados na sequência.

Enfermeira Verônica recebe a dose da vacina contra a Covid-19 em Andirá (Foto: GAZETA 369)

Essa primeira fase da vacinação também é destinada aos Idosos do Asilo de Andirá e segue o Plano Estadual de Vacinação contra a COVID-19, elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde. A prefeita Ione Abib acompanhou a vacinação com entusiasmo, disse sentir-se segura com o exemplo vindo dos médicos que foram os primeiros a receberem a dose.

A enfermeira Ana Paula recebeu a vacina com emoção e sentimento de segurança para o enfrentamento da doença. Já a enfermeira Hilda Aparecida de Freitas disse que a sensação de tomar a vacina é um alívio aos que trabalham diretamente com os pacientes da Covid-19.

Vacinação contra a Covid-19 em Andirá – PR (Foto: GAZETA 369)

O número de mortes por Covid-19 aumentou de quatro para sete na cidade de Andirá, por isso a preocupação da Secretaria de Saúde. Ao mesmo tempo, a chegada da vacina um alívio com a chegada da vacina

Estratégia do Governo Estadual

O Governo do Estado do Paraná pretende imunizar aproximadamente 4 milhões de pessoas no Paraná até o fim de maio. O processo estadual vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, abrindo os trabalhos pelos grupos considerados prioritários. De acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI), na primeira etapa da vacinação a população alvo a ser vacinada contra a Covid-19 é composta por profissionais que aplicarão as vacinas; pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais; população indígena e todos os trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus.

Na sequência o Estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou acima desta idade, pessoas entre 75 e 79 anos e assim sucessivamente até aqueles que tem idade variando entre 60 e 64 anos. A expectativa do Governo do Paraná é expandir a longo prazo a estratégia de vacinação para a população acima de 18 anos de idade ainda não vacinada totalizando 8.736.014 pessoas, de acordo com projeções do IBGE 2020 no Paraná, que estima um total de 11.516.840 pessoas residentes no Estado.

Wilson Barbosa

Jornalista e professor de Língua Portuguesa, formado pela UENP (FAFIJA); Twitter: @wilsonbarbosa66

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *