Civismo: um valor que a Maçonaria insiste em recuperar
Por Jean Santos
Um dos ideais da Maçonaria é a prática constante do civismo.
(Civismo: Culto à Pátria, o respeito e acatamento às autoridades legalmente constituídas e às leis do País).
No entanto, é comum a Maçonaria ser alvo de críticas e preconceitos por ser uma sociedade discreta e não secreta, como acreditam alguns. Em algumas cidades, a organização presta a devida homenagem à Pátria no dia dedicado a comemorar a sua Independência. Ela também desenvolve ações, promovendo campanhas para o desenvolvimento educacional dos cidadãos em diversas comunidades onde se faz presente. Uma demonstração evidente de que a nobre Ordem se preocupa em resgatar um valor supremo, há muito jogado ao esquecimento em nosso país: o civismo. Valor este, tão cultivado pelas grandes nações do mundo.
A Maçonaria influenciou, de maneira positiva, em todos os acontecimentos históricos envolvendo a soberania nacional – Em especial, na Independência do país – e jamais esqueceu do amor à Pátria. Reverencia a cada ano as grandes conquistas que o Brasil obteve para o bem geral do seu povo.
O civismo está diretamente ligado a um outro termo que chega com a adoção do comportamento cívico: O Patriotismo: O patriotismo conduz à unicidade de um povo. Exprime o sentimento de amor e devoção à Pátria e seus símbolos (como a Bandeira, o Hino Nacional, o Hino da Independência, etc.), os quais representam as lutas de outrora e ressaltam a superação de uma nação. Neles está encarnada a própria história, ao mesmo tempo que exaltam os sacrifícios dos antepassados, despertando nas futuras gerações o altruísmo, o desejo de defender os interesses comuns e, principalmente, a vontade de manter uma integração social.
O patriotismo é uma virtude que vai muito além do simples respeito às tradições culturais do país ou de reações emotivas orgulhosas diante dos símbolos nacionais, trata-se de um sentimento que se encontra com inúmeras outras virtudes como a gratidão, a humildade e o altruísmo, tão carentes nas atuais gerações. Se faz em urgência a defesa e incentivo do civismo para o aflorar patriota de uma geração que pode se perder.
A Maçonaria luta discretamente a séculos para a manutenção dos preceitos básicos de ordem social já confirmados com sucesso por gerações. Não cessará e estará sempre em Pé e a Ordem para travar essas batalhas sempre. Contribua também nessa causa, não deixe morrer estes sentimentos que podem destruir um povo.
Jean R. Santos
Dentista. Cidadão Brasileiro com Orgulho! E Venerável Mestre da Loja Maçônica Águia Negra de Andirá.
Instagram: @aguianegra37