Comércio de Bandeirantes reabre com horário reduzido e regras rígidas
Por GAZETA 369*
O comércio de Bandeirantes reabriu as portas nesta quinta-feira (23), após fechamento há mais de um mês, devido a pandemia do Coronavírus. O Horário de funcionamento estipulado será das 11h às 17h para as lojas, demais estabelecimentos seguem horários já estabelecidos anteriormente.
O retorno das atividades está condicionado ao cumprimento do decreto Nº 3.188/2020, conforme foi explanado pelo prefeito Lino Martins, em entrevista à Rádio Cabiúna, nesta quinta-feira (23). Lino enfatizou que a reabertura do comércio, o funcionamento da indústria e prestação de serviço no município serão observando segundo as medidas para o enfrentamento da epidemia do coronavírus: uso de máscaras, álcool gel, distanciamento das pessoas, controle nas filas, não consumo nos bares, entre outras especificações listadas no decreto.
A medida prevê a retomada da economia no município, mas ainda está condicionada ao cumprimento das regras por parte dos comerciantes e população, por isso tanto o prefeito e Secretaria de Saúde pedem a colaboração. “Se não cumprirem o que está determinado, haverá notificação, multa, e a perda do alvará. É claro que não é todo mundo que será penalizado”, enfatizou o prefeito Lino.
No cuidado a saúde dos vulneráveis, recomenda-se, segundo o Art. 3º do Decreto Municipal, que devem permanecer em isolamento social em casa, sem frequentar o comércio local, as seguintes pessoas: Com idade igual ou superior a 60 anos; Crianças (com idade de 0 a 12 anos); Cardiopatas graves ou descompensados (insuficiência cardíaca, infartados, revascularizados); Portadores de arritmias, hipertensão arterial sistêmica descompensada); Pneumopatas graves ou descompensados (dependentes de oxigênio, portadores de asma moderada/grave, DPOC); Imunodeprimidos, independente de idade; Doentes renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); Diabéticos, conforme juízo clínico; e Gestantes.
Segundo o boletim da Secretaria Estadual de Saúde, o município de Bandeirantes já teve três casos de COVID-19 confirmados, com um óbito e dois recuperados.
Veja Decreto na íntegra, Aqui.
*Fonte: Rádio Cabiúna FM