Confiram as ocorrências policiais atendidas pelo 18º BPM no fim de semana
Por Comunicação Social – 18º BPM
DE 23 PARA 24 DE FEVEREIRO DE 2025
LESÃO CORPORAL
ASSAÍ: Na noite de domingo a equipe PM foi acionada na Rua Panamá, onde conforme solicitação havia ocorrido um disparo de arma de fogo. Já em frente ao endereço foi feita a abordagem de um masculino que estava em posse de um canivete e dentro de seu veículo foi encontrada uma arma de fogo de confecção artesanal, calibre .32 com quatro munições intactas e uma munição deflagrada, bem como um facão. Também no local estava o morador que fora atingido na face por um disparo e foi encaminhado ao hospital, todavia sem gravidade, sendo em seguida liberado e encaminhado a Delegacia juntamente com o autor do disparo. Foi informado que estavam confraternizando quando em dado momento entraram em vias de fato, e depois da briga o autor foi até seu veículo, sacou a arma e efetuou o disparo. Diante do exposto, feita a apreensão das armas, foram em seguida apresentados à autoridade policial.
PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO, ACESSORIO OU MUNICAO – USO PERMITIDO / DIFAMACAO / AMEACA
NOVA FÁTIMA: No final da noite de domingo uma mulher procurou a Polícia Militar informando que recebeu uma ligação de um senhor residente em um sítio solicitando que ela acionasse a PM, pois teria três indivíduos de posse de arma de fogo, em um VW Gol de cor branca. Diante a solicitação a equipe foi até o local informado onde entrou em contato com o solicitante citado, o qual informou que teria cobrado uma dívida relativa a um terreno de determinado masculino e que após ter feito a cobrança passou a ser ameaçado, sendo que nesta data o noticiado teria invadido sua propriedade com mais três pessoas, o ameaçando, nesse momento adentrou a residência ficando no local até a chegada da equipe. Diante ao exposto foram realizadas buscas no intuito de localizar o suposto autor, porém sem êxito. Contudo durante as diligências no intuito de localizar os suspeitos a equipe PM da cidade juntamente com uma equipe ROTAM abordou uma VW Saveiro, sendo o condutor a própria vítima da ameaça com um passageiro, sendo que no veículo em que estavam foi localizada uma mochila de cor preta, um revólver, calibre 38, com quatro munições intactas cal .38 que de imediato o passageiro assumiu ser de sua propriedade. Que diante ao exposto foi dado voz de prisão e este pelo crime de porte de arma de fogo, sendo necessário o emprego de algemas conforme súmula vinculante número 11 do STF, sendo garantido todos seus direitos constitucionais, o encaminhando primeiramente até do hospital para confecção do laudo de lesão, posteriormente até o destacamento policial militar para lavratura do boletim de ocorrência, e por fim até a presença da autoridade policial. O solicitante também foi encaminhado na condição de testemunha.
ATENDIMENTO DE LOCAL DE MORTE
RANCHO ALEGRE: Na manhã de domingo, a equipe foi acionada para deslocar até a Rua Paraíba, onde de acordo com o solicitante, no quintal da residência depararam-se com um homem morto, queimado, com celular em mãos e chaves no bolso, aparentemente em decomposição. Ao chegar no local, o corpo foi localizado ao lado da residência, em decúbito lateral, em estado de decomposição, bem como foi possível notar que há alguns pertences junto ao corpo, como um molho de chave preso ao passador da calça e o celular próximo as mãos. Outrossim, compareceu no local o pai do noticiado que relatou que seu filho saiu de casa na sexta-feira com seu veículo VW Gol, dizendo que iria para a cidade de Sertaneja, onde faz o curso de técnico de enfermagem, todavia não retornou para casa. No sábado, foi informado por amigos que seu carro estaria estacionado no bairro conhecido como “vilinha” com os vidros abertos, em vista disso recolheu o veículo VW Gol até a sua residência. como também, foi relatado pelo noticiante que populares o informaram no local dos fatos que avistaram seu filho na sexta-feira a noite transitando no local cambaleando. Outro fator relevante a ser evidenciado que, não foi possível notar lesão por objeto perfurocortante ou outro tipo de lesão. Destarte, a guarnição acionou a polícia civil e o IML.
22 PARA 23 DE FEVEREIRO DE 2025
LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVÍSSIMA
ANDIRÁ: Por volta das 9h, a equipe PM foi acionada na Avenida Brasil, onde em uma residência foi localizada uma mulher sentada em um banco com várias lesões pelo corpo e bastante ensangüentada, assim como pela casa foram visualizadas marcas de sangue. Relatou a vítima que seu vizinho invadiu o local e já chegou lhe esfaqueando, sendo o mesmo detido pela equipe PM no momento em que tentava deixar sua casa. O autor já havia tomado banho e lavado a faca utilizada no crime, a qual foi encontrada na casa e apreendida. Também foram apreendidas porções de maconha em sua residência e a bermuda jeans suja de sangue que utilizava no momento do crime. Indagado sobe a motivação, relatou que por volta das 7h da manhã, quando passava em frente à casa da vizinha, ouviu um xingamento e então revidou com as facadas, relatando ainda que às 5h da manhã havia feito uso de cocaína.
Assim, foi encaminhado à Delegacia junto a materialidade do crime, enquanto a vítima foi encaminhada ao hospital, onde em seguida foi repassada que a mesma sofreu cinco lesões por esfaqueamento.
CUMPRIMENTO DE MANDADO JUDICIAL
BANDEIRANTES: Às 8h57, em posse de um Mandado de Prisão em desfavor de um masculino de 35 anos, a equipe PM deslocou até a Rua Pedro Catrochio, onde foi chamado por seu nome e o noticiado compareceu a parte externa, onde foi cientificado sobre o Mandado expedido pela juíza da Vara Criminal, Família e Sucessões, Infância e Juventude e Juizado Especial Criminal desta comarca. O masculino foi colaborativo com os trabalhos e foi encaminhado sem a necessidade do emprego de algemas até a Cadeia Pública.
VEÍCULO RECUPERADO
BANDEIRANTES: Às 2h53, a equipe PM foi acionada em frente a um local de eventos, onde a solicitante relatou que haviam acabado de furtar a motocicleta de seu namorado, sendo que foram avisados por um segurança que um indivíduo havia deixado o local empurrando o veículo citado sentido a Avenida Azarias Vieira de Rezende e que seu namorado teria saído atrás do autor. Desse modo, foram realizadas diligências quando na Rua Domingos Zanbom, a equipe policial localizou a moto jogada em via pública com avarias no painel.
Diante disso, o veículo e o proprietário foram encaminhados à Delegacia para os devidos procedimentos, enquanto que o autor não foi localizado.
LESÃO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE
CORNÉLIO PROCÓPIO: Às 11h11, a equipe PM foi acionada na Rua Miguel Rodrigues Garcia na Vila Santa Terezinha para atendimento de ocorrência de lesão corporal. Chegando ao local, a equipe foi recebida por uma mulher de 28 anos, a qual relatou que um senhor de 61 anos mora na rua de cima de sua casa teria xingado seus filhos e feito gestos obscenos a eles, e que devido a isso foi até a residência dele e o agrediu usando uma barra de metal, resultando em lesão na cabeça e braços. A equipe foi então até a casa do noticiado que por sua vez relatou que estava em sua casa, e algumas crianças estavam brincando em frente à sua casa no meio da rua, e ele pediu para que elas saíssem de lá por que passavam carros e caminhões na rua e era perigoso para as crianças ficarem ali, e que depois disso, a noticiante compareceu em sua residência com uma barra de metal e o agrediu. Vale mencionar que vizinhos que moram em frente a residência do masculino, relataram que ele tem problemas mentais e é cuidado por seu irmão, relataram também que nunca mexeu com nenhuma das crianças que brincam na rua, e que não tem conhecimento de outro episódio semelhante.
Diante da natureza das lesões, foi solicitado apoio do SIATE para encaminhar a vítima e receber atendimento médico. Posteriormente ambos os envolvidos foram encaminhados até a Santa Casa de Cornélio Procópio para confecção de laudo de lesão corporal e o idoso permaneceu no Hospital para ficar em observação, enquanto a noticiante foi encaminhada até a delegacia de polícia para depoimento e apreciação da autoridade competente.
HOMICÍDIO QUALIFICADO
CORNÉLIO PROCÓPIO: No final da tarde de sábado, durante patrulhamento pelo Conjunto Fortunato Sibim, a equipe PM foi acionada por transeuntes, os quais relataram que um indivíduo havia sido alvejado por disparo de arma de fogo, sendo que na Rua Ernesto Pontes a equipe se deparou com um adolescente de 16 anos caído em via pública com lesão ocasionada por disparo de arma de fogo, sendo que nesse mesmo instante, populares relataram que próximo dali havia outro masculino alvejado. Assim, descendo a Rua Ernesto Pontes foi encontrado outro adolescente da mesma idade também com lesão por disparo de arma de fogo. De imediato foram acionadas outras equipes policiais no local e o SAMU, sendo que depois de 25 minutos aguardando a chegada do SAMU, diante do risco de vida das duas vítimas e da pressão popular para que fossem socorridos, acabaram por ser transportados em duas viaturas que com brevidade chegaram ao pronto socorro desta urbe, onde cerca de 40 minutos depois o primeiro adolescente supracitado acabou entrando em óbito, onde conforme laudo médico apresentava cinco perfurações por disparo de arma de fogo, enquanto que o segundo atendido estava em estado grave com três perfurações. Destaca-se que o adolescente que acabou vindo a óbito, no local da ocorrência relatou a dois policiais quem seriam os quatro masculinos envolvidos no crime e que teriam utilizado um veículo Fluence de cor preta, cuja placa foi repassada por terceiros e permitiu que uma das equipes PM chegasse até o masculino de 18 anos citado como sendo o motorista do veículo utilizado no crime. O masculino foi localizado na casa de um tio, onde foi verificado que o veículo pertencia a este parente, mas fora confirmado pelo abordado que ele é quem utilizou o carro, todavia não delatou o nome dos outros envolvidos. Também foi feita a apreensão de um adolescente de 16 anos apontando como autor dos disparos que conforme relatado por sua mãe, fora homiziado na casa de sua namorada, onde foi apreendido.
Desse modo, os dois autores e o veículo utilizado no crime foram entregues na Delegacia de Polícia Civil. Também foram apreendidos quatro estojos de munição calibre 9mm que foram entregues a guarnição por populares, além dos outros estojos que foram mantidos no chão a fim de serem periciados pela Polícia Científica.
LESÃO CORPORAL- VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR
CORNÉLIO PROCÓPIO: Às 22h54, a equipe PM foi acionada na Rua Auxencio Felix do Bonfim, onde a solicitante informou que ela e o marido tiveram um desentendimento e que ele agarrou pelo braço e jogou no chão provocando escoriações leves em seu braço esquerdo. Relatou ainda que esta não é a primeira vez que sofre agressão física e que, portanto, requer Medida Protetiva. Tendo em vista que o autor não foi localizado, a vítima foi orientada.
EMBRIAGUEZ AO VOLANTE
SANTA CECÍLIA DO PAVÃO: Às 20h05, equipe PM foi informada que veículo GM Monza de cor vermelha teria passado pela Avenida Getúlio Vargas com o condutor em visível estado de embriaguez e que estaria causando perigo de acidente. Diante disso, a equipe saiu em patrulhamento obtendo êxito em localizar o veículo citado, sendo que o condutor sequer conseguiu desembarcar do veículo apresentando claros sinais de embriaguez como odor etílico, vestes desarrumadas, dificuldade de equilíbrio, fala desconexa, dificuldade de dicção e sonolência. Diante do fato apresentado, foi convidado a realizar o teste etilométrico que prontamente foi recusado pelo autor que afirmou ter ingerido grande quantidade de bebida alcoólica. Em consulta aos sistemas informatizados pertinentes, foi constatado que o veículo apresentava pendência referente ao licenciamento sendo então prontamente recolhido ao pátio para posterior regularização junto aos órgãos competentes e o autor encaminhado para atendimento médico no hospital local e posteriormente a Delegacia de Polícia de São Jerônimo da Serra para ser apresentado ao delegado plantonista para as providências de polícia judiciária.
Diante da recusa do autor em realizar o teste etilométrico, foi confeccionado o termo de constatação de sinais de alteração da capacidade psicomotora, sendo que o autor devido ao alto grau etílico não conseguiu fornecer informações básicas como endereço e telefone.