Devotos de Paraguaçu Paulista fazem peregrinação ao Santuário São Miguel Arcanjo
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
Após caminhada de três dias, na noite desta quinta-feira (27), peregrinos vindos de Paraguaçu Paulista, Cândido Mota, Quatá, Marília e até mesmo de cidades do Paraná, como Londrina, rumo ao Santuário São Miguel Arcanjo, passaram por Andirá. A distância até o destino final é de 135 Km, segundo informou um dos organizadores Renan Adão.
A chegada a Andirá foi por volta das 18h30, mas antes passaram a primeira noite em Cândido Mota; em seguida, na quarta-feira, no Distrito de Nossa Senhora Aparecida, o qual chamam carinhosamente de Aparecidinha – recepcionados pela comunidade local. Os peregrinos passaram a noite na EM Ana Nery, seguindo viagem rumo ao santuário em Bandeirantes nesta quinta-feira de manhã.
Solidariedade
Neste ano, os peregrinos tiveram uma surpresa que os deixou emocionados, pois foram recepcionados na casa do casal Leidiane Souza e Wilson Paixão, com um café, recheado com muito amor e solidariedade. Fiel a São Gabriel, a anfitriã da casa, Leidiane, disse que após ver o sofrimento dos fieis no ano passado, disse que este ano fez questão de fazer a recepção em sua casa, até que eles pudessem ir para o Ana Nery. “E disse ao Márcio que neste ano eles teriam um lugar para esperar até que a escola os acolhessem. Nos organizamos através do nosso grupo de oração on-line para fazer esse acolhimento”, conta Leidiane.
Renan Adão e André Camargo – coordenadores dos peregrinos – contam que a caminha foi regada de bênçãos e mesmo com as dores, que faz parte, os peregrinos não desanimam. “Cada um aqui tem uma forma de agradecimento, uma intensão de cura e milagre que vieram buscar nessa caminhada”, relatou Renan.
André complementou dizendo que todos que fazem parte da caminhada têm um propósito, pois trata-se de uma caminhada de uma semana e, às vezes, é preciso que se faça uma renúncia. “Muitas pessoas pensam somente nos bens materiais, mas o correto é pensar nas almas. Temos pessoas de várias cidades, como Paraguaçu Paulista, Marília, Quatá, Florestópolis e Londrina (PR) que abraçaram a nossa caminhada que começou com o Jorge, que foi o primeiro peregrino… no ano seguinte já éramos treze pessoas e hoje viemos com cerca de setenta pessoas. Está se espalhando por todo o Brasil, pois São Miguel Arcanjo vai a qualquer lugar com suas asas abençoadas”, destacou André:
O peregrino Paulo Sérgio Santos, de Cândido Mota, acompanha os peregrinos desde a segunda jornada e conta que também os auxiliou na pernoite em sua casa. “A experiência foi muito gratificante e desde então eu os acompanho. “São vários testemunhos de transformações na vida de muitas pessoas, através de São Miguel Arcanjo que intercede junto a nosso Senhor Jesus Cristo. São muitas curas e milagres que estamos recebendo”, relatou Paulo.
A atleta Fabiane Ângelo Del Rio, que é de Florestópolis (PR) e atualmente reside em Londrina, contou que começou a participar através de um convite feito pelo seu pai. No princípio achou uma loucura, mas acabou aceitando e achou magnífica a experiência, acrescentando também a fé mudou sua perspectiva no esporte:
E como não podia faltar, estava presente na caminha o primeiro peregrino, Jorge, o qual conta que, em sua primeira vez, ele enfrentou esta caminhada, de aproximadamente 5 dias, sozinho e que durante esse trajeto ele passou por um local muito escuro, onde ele com, já com dores, não conseguia enxergar nada; foi ai então que ele conta que o próprio São Miguel Arcanjo o acompanhou durante 6 km até que o mesmo conseguisse chegar em um local iluminado.
Márcio Galdino,de Cambará – que é brigadista e socorrista – atua no Santuário todos os dias 29 e está acompanhando a caminhada dos peregrinos até São Miguel Arcanjo. Até o fechamento desta matéria (11h45), Márcio informou que os peregrinos estavam chegando na Comunidade Terapêutica Fazendinha, em Bandeirantes.
Padre Roberto Claudiano recebe os peregrinos
Antes de prosseguirem a caminhada, os fieis receberam a bênção do Padre Roberto Claudiano, na Paróquia São Sebastião, onde puderam fazer também suas orações pedindo proteção para o termino do trajeto.