Artigo & OpiniãoOdontologia

A cor dos dentes e o sorriso. Clarear ou não?

O clareamento é seguro! Mas sempre com a supervisão profissional.

O clareamento dental está entre as principais iniciativas que podem conferir uma melhora na estética e no bem estar das pessoas. Um sorriso mais branco traz consigo a impressão de limpeza, juventude e beleza. Mas o que é o clareamento dental?

Costumo definir simplesmente assim: “O clareamento dental são procedimentos que visa conferir uma cor mais clara aos dentes, buscando um resultado visivelmente mais agradável.” Existem muitos motivos para a alteração da cor dos dentes. O consumo excessivo de café, vinho tinto, chás, refrigerantes e chocolate pode causar esse escurecimento. Tabaco, alguns tipos de antibióticos, traumatismos e tratamento de canal também têm efeito adverso sobre a coloração natural dos dentes. A idade é um fator que contribui para essa alteração. E em alguns casos os dentes permanentes são amarelados ou escurecidos desde a infância ou pré-adolescência, e aí temos um fator genético de coloração.

Atualmente, esse escurecimento pode ser combatido com diversas técnicas de clareamento dental. O branqueamento pode ser conseguido através da aplicação de produtos em associação com a utilização de equipamentos de LUZ LASER, realizados exclusivamente pelo dentista. O profissional também pode recomendar que o tratamento seja feito mais lentamente – neste caso, o paciente será instruído a aplicar produtos específicos em uma moldeira que deverá ser utilizada durante um certo tempo, tempo este que é variado e personalizado a cada paciente e caso. Este tipo de procedimento também permite que o dentista vá acompanhando os resultados até chegar a uma coloração satisfatória.  Em casos graves em que não se conseguem resultado com os métodos conhecidos, podem ser feitos tratamentos estéticos avançados que recobrem os dentes com materiais da cor adequada, estes são conhecidos por facetas, sobre isso falaremos em outra oportunidade.

De modo geral, manchas amarelas ou amarronzadas são clareadas mais facilmente do que manchas azuladas ou acinzentadas. Restaurações e próteses não podem ser clareadas, já que os clareadores só agem sobre a estrutura natural dos dentes. Para recuperar próteses com problemas de cor a solução é fazer uma nova prótese ou restauração.

Nunca submeta seus dentes à utilização de produtos sem orientação, seja utilizando métodos comercialmente milagrosos, receitas caseiras, etc. Nunca! Seus dentes tem muito valor no sorriso e na estética, e somente um profissional habilitado estará preparado para orientar e realizar essas mudanças.

Vale a pena fazer uma consulta preliminar com seu dentista e tirar todas as dúvidas sobre os procedimentos e as diversas formas de tratamentos. Posso afirmar que todas as técnicas realizadas por profissionais capacitados são extremamente seguras, sem nenhum comprometimento as estruturas dentais. O clareamento é o tipo de tratamento cujo resultado é fácil de avaliar, então você ficou sabendo o que é possível de ser feito, agora é só voltar a sorrir!

 

Jean Santos

Dr. Jean Santos. Cirurgião Dentista em Andirá-PR. Pós-Graduado em Odontologia Estética/AONP, Gestão de Pessoas e Sistemas de Saúde/FGV. Especialista em Metodologia do Ensino Superior em Saúde/Unoeste. Especialista em Dentística com Ênfase em Prótese e Estética. Especialista em Ortodontia. Mestre em Odontologia/Dentística. Professor de Graduação em Odontologia e Pós-Graduação em Odontologia Estética e Reabilitação. Perito Odontológico da Justiça, membro efetivo da SBCF Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. Membro efetivo da SBPqO Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *