Equipe de Endemias de Andirá faz ação contra o mosquito da dengue
Por Wilson Barbosa*
Na manhã desta segunda-feira (27), a equipe de Endemias de Andirá saiu em campo movendo uma Ação de coleta e eliminação de depósitos de água parada e criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do vírus da dengue e outras arboviroses, com o objetivo de acabar com os casos de Dengue no município.
A ação está sendo realizada no bairro Industrial com o recolhimento de depósitos de água e orientação aos moradores no que diz respeito à prevenção dos focos do mosquito transmissor de Dengue. Durante a ação, foram encontrados diversos focos do mosquito.
Algumas medidas que os moradores devem tomar a fim de evitar os criadouros do mosquito são desde a limpeza dos quintais e terrenos, evitar deixar água parada em vasilhas, copos, brinquedos, garrafas e outros itens jogados no chão e também nas calhas das casas.
A Ação contou com a participação da equipe Associação de Catadores de Produtos Recicláveis de Andirá (ACPRA) e dos Agentes Comunitários de Saúde da UBS da Vila Industrial.
Segundo informou Solange Denise Santana Izidoro, os integrantes da ACPRA sempre dão suporte ao trabalho da equipe de endemias, combatendo a dengue, principalmente em tempo de chuva. “Sabemos que é um caso muito sério, só que nós fazemos nossa parte, mas a população também tem que que fazer a parte deles, pois acabam jogando esses materiais que poderiam separar para a reciclagem correta”, destacou Solange.
Solange reforçou ainda que a situação piora mais quando jogam os objetos no fundo dos quintais, aumentando o risco de proliferação, não só do mosquito da dengue, mas também outros tipos de insetos.
A ação contra o foco do mosquito da dengue deverá percorrer todos os bairros da cidade.
Serviço:
Telefones úteis:
3538-8100 – Prefeitura
3538-8108 – Vigilância Sanitária
3538-8109 – Vigilância Ambiental
*Com informações da equipe de Endemias