Sessão da Câmara Municipal volta a discutir a questão do pedágio
Secretário Meloso fala sobre os Jogos da Juventude na cidade de Andirá
Por Wilson Barbosa – GAZETA 369
A 20ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Andirá, desta segunda-feira (17), apresentou ofícios, requerimentos e dois Projetos de Lei. Também foi mencionada a luta contra o Pedágio de Cambará, cujo preço é o maior do Brasil (R$ 21,90) e prejudica a região. A sessão também teve a presença do secretário de esporte, Meloso, falando sobre a realização dos Jogos da Juventude, em Andirá, de 22 a 28 de julho de 2019.
O vereador e líder do governo, Prof. Paulo Alves, relatou duas situações desconfortáveis na cidade: a Sanepar e Econorte. A Sanepar, segundo o vereador, já está se resolvendo, mas o pedágio ainda pesa na vida do cidadão. “O pedágio não é nosso, é de Cambará, mas todo o Brasil acha que é de Andirá”. Relembrou a ida a Londrina para negociar com a Econorte, a qual todos já sabem o resultado, ao comentar as dificuldades de negociação com a empresa que cedeu apenas 50 gratuidades.
Paulo comentou que Cambará também foi fazer suas reivindicações e, a partir daí, a negociação tem andado a passos lentos. Lembrou que muitos estão passando pelo desvio, o que acarreta perigo. Alguns até estão passando sem pagar na cancela, sujeito a multas, tudo isso devido a revolta do alto valor cobrado pelo pedágio.
Sobre os benefícios, Paulo comentou que muitos ainda não conseguiram a carteirinha e que é preciso ter paciência. Sobre o desvio, lembra o vereador, que devem ir devagar, pois pode se tornar perigoso, apesar do prefeito Neto, de Cambará, ter feito a manutenção no trecho maior que é da cidade, deve-se ter cautela. “Não há sinalização como na rodovia e por isso é preciso muita cuidado e reduzir a velocidade”.
O vereador André Rossato relatou a tristeza da população ter que ir trabalhar pra fora, enquanto o município precisa de investimentos. Questionou também qual foi o critério dado para se conceder as 50 carteirinhas, enquanto os demais vão pagar 50%, pois tem recebido queixas de que não foi esclarecido que seria assim. “A forma como a prefeita postou o texto, deu a entender que todos teriam a isenção. É preciso que seja melhor explicado à população”, concluiu.
Prof. Paulo explicou que a prefeitura não impôs critérios, todos que fizeram o cadastro foram enviados, e que estão sendo analisados pela Econorte e que alguns ainda não foram beneficiados nem com os 100%. Disse que a representante da Econorte estará em Andirá nessa semana para se chegar a um consenso. “A prefeita deixou claro nas rádios que somente seriam, de início, apenas 50 beneficiados com 100% de gratuidade”, explicou o vereador.
AÇÃO POPULAR
André explicou a Ação Popular que está sendo movida contra a Econorte, pelo deputado estadual Luis Claudio Romanelli. “A Ação mostra que a Econorte não poderia reabrir a praça de pedágio que já não consta mais na rota, desde sua saída para Jacarezinho. Precisamos cobrar dos deputados entrem firme na briga, para somar forças. A população está se revoltando e com razão”, disse André.
Kits escolares
O presidente da câmara, Gilmar Resende, falou sobre o levantamento da entrega dos Kits de Material Escolar no município, citando as cerca de 2.700 crianças atendidas. “No nosso tempo não tínhamos nada disso e só temos que parabenizar a administração”. Gilmar também manifestou apoio à luta contra o pedágio.
Jogos da Juventude
Secretário Meloso falou na tribuna sobre a cidade sediar os Jogos da Juventude, que acontece de 22 a 28 de Júlio, com a participação de cerca de 23 municípios. “Fiz questão de vir a esta casa, devido o respeito que tenho por vocês, pois sei que posso contar com esta casa de leis”.
Após comentários dos vereadores sobre o tema em questão e sobre o ocorrido em Carlópolis nos Jogos Escolares, Meloso finalizou dizendo que sua equipe fará o possível para oferecer o melhor, a fim de que os jogos aconteçam da melhor forma possível, pois é o nome da cidade que está em jogo. Meloso agradeceu a oportunidade dada pela câmara.